Via Meirelles

Caciques do MDB já admitem, nos bastidores, que são “ínfimas” as chances de o presidente Michel Temer concorrer à reeleição. Por outro lado, cresce, internamente, o apoio à candidatura do ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, filiado à legenda na última semana. No estaleiro, após operação no fêmur, por causa de uma queda sofrida em frente a um restaurante de Brasília, o senador Edison Lobão (MDB-MA) tem conversado bastante com José Sarney. De acordo com o parlamentar, o ex-presidente, espécie de “ministro informal de Temer”, tem dito que Meirelles será a via mais provável do partido para a disputa presidencial.  

Sondagem

Em meio à divisão interna, o MDB avalia fazer pesquisa nos próximos dias para sondar, entre os filiados, o apoio a Meirelles.

Plano B

Após a prisão do ex-presidente Lula, o Partido dos Trabalhadores (PT) irá testar, discretamente, o “plano B” para a disputa presidencial de outubro.

Comitês

O ex-ministro Jaques Wagner (PT-BA) comanda, pessoalmente, nas próximas semanas, a instalação dos chamados “comitês pela Democracia” Brasil afora.

Fake News

Paula Bernadelli, da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), aponta o principal “empecilho” para o combate às chamadas fake news: “É a falta de uma legislação específica sobre o tema”.  

Efeito Lula

Deputados e senadores petistas avaliam que será “muito difícil” manter as bancadas na Câmara e no Senado após a prisão do ex-presidente Lula. Os mais pessimistas falam em redução pela metade de parlamentares da legenda nas duas Casas.

Troca-Troca

Após o troca-troca permitido pela chamada “janela partidária”, encerrada na sexta-feira, 6, a maior bancada na Câmara é a do PT que tem 57 deputados federais. No Senado, são dez parlamentares da legenda – dos quais cinco são alvos de inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF).

Mundo em Crise

Circula o paradoxo nas rodinhas: Lula conseguiu colocar a direita conservadora no cabaré e a esquerda numa missa.

Cerveja & Missa

Tratam-se dos episódios do empresário paulista que deu cerveja na porta de sua boate, comemorando a prisão, e da missa que petistas pediram em memória de Dona Marisa.

A Queda

Jornal francês Le Monde destacou em longa reportagem detalhes que antecederam a prisão do ex-presidente Lula. De perfil esquerdista, o diário resumiu: “Sábado, uma parte do Brasil chorou a desgraça do antigo chefe de Estado; enquanto a outra celebrava sua queda”.

Lento Trâmite

Um ano e quatro meses depois de aprovado no Senado, o projeto (PL 6621/16) que propõe medidas para fortalecer as agências reguladoras federais enfim começa a tramitar na Câmara dos Deputados.

Insegurança Jurídica

Presidente da comissão especial que irá analisar a proposta, o deputado tucano Eduardo Cury (SP) afirma que as alterações na organização das agências reguladoras visam, principalmente, “dar segurança para técnicos concursados, de alta qualificação, que enfrentam insegurança jurídica na hora de tomar decisões”.

Sistema S

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CFTC) do Senado promove mais uma audiência amanhã para discutir a transparência no uso dos recursos do Sistema S.

Pedaladas

Serão ouvidos os presidentes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade; da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio Andrade, e o procurador Júlio Marcelo, que denunciou as “pedaladas” do Governo Dilma.

Ponto Final

“Eu não tenho a menor dúvida de que o país está paralisado em todos os sentidos, com fortes ares de fragmentação”

Do senador Paulo Paim (PT-RS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *