Pitos palacianos

Visivelmente irritado com os desdobramentos da greve dos caminhoneiros, o ministro da Casa Civil do Palácio do Planalto, Eliseu Padilha, confidenciou a próximos que atos e entrevistas de colegas do Governo têm agravado mais a crise. Um deles, Eduardo Guardia, da Fazenda, que cogitou o aumento de impostos, atropelou o Palácio. Foi obrigado a desmentir. A portas fechadas, outro contrariado foi o general Sérgio Etchegoyen. Considerou que as polícias deveriam ter sido mais duras na desobstrução das estradas, para fazer valer a lei e o direito de quem quer trabalhar.

Mensageiros

Lula faz campanha de dentro da cadeia. Tem usado os aliados que o visitam. O vereador Eduardo Suplicy levará mensagem do ex-presidente para a Parada Gay em São Paulo.

Ilhados

Alto Paraíso, que confronta com o Parque da Chapada dos Veadeiros, virou paraíso sem carros. O único posto ficou uma semana sem combustíveis. O mais perto fica a 90 km.

Efeito da greve

Maior festival de cervejas do Centro-Oeste, o Piri Bier, em Pirenópolis (GO), corre risco de perder visitantes em peso de hoje a domingo. E até de receber matéria-prima.

Olha o decoro!

O deputado Giacobo (PR-PR) perdeu a postura e soltou um “Vou te pegar, vagabundo!” ao encontrar o deputado Alfredo Kaefer (PP-PR) na Câmara. O Paraná, jornal da esposa de Kaefer, citou matéria do Estadão sobre mal explicada compra de apartamento do condenado Nelson Meurer por Giacobo, por um terço do preço. Faltou respeito, decoro.. e faltou explicar, deputado.

Apadrinhados

O ministro do Meio Ambiente substituto, Edson Duarte, tem até a próxima terça-feira para dar explicações ao Ministério Público Federal sobre a nomeação de apadrinhados políticos para cargos de comando no Instituto Chico Mendes (ICMBio).

Cerco do MP

No documento enviado ao ministro, 24 procuradores sublinham que as nomeações para o órgão devem “atender aos requisitos mínimos de conhecimento técnico da área e experiência gerencial, como prevê a legislação brasileira”.

Pista livre

O senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) finaliza texto do projeto para derrubar a resolução da Agência Nacional de Petróleo que proíbe venda direta de etanol de produtores para postos de combustível.

Distribuidora$

Segundo Amorim, a norma “favorece o lobby do atravessador: das distribuidoras que compram o etanol por um preço baixo e o entregam por um preço elevado”. Como a Coluna citou há dias, três grandes controlam a distribuição de combustíveis no País – e aumentam o preço entre a refinaria e o posto: a BR, a Shell e a Ipiranga.

Olho neles!

O Laboratório de Estudos Político-Sociais (Labep) lança em Brasília na quarta-feira o e-Ranking Cidadão, plataforma com diagnóstico da atuação de deputados federais e senadores. A ferramenta propõe apresentar o desempenho dos parlamentares.

Fala, povo

Vem aí pesquisa inédita sobre o que o brasileiro pensa do clima, sustentabilidade e religião. A coordenação é do professor Rodrigo Penna-Firme, da PUC-Rio. Os resultados serão apresentados este ano na COP24, em Katowice, Polônia.

Ôh, da poltrona

Os americanos estão mais interessados no setor educacional no Brasil, em investimentos diretos em compra ou em parcerias. A rede Ilumno fechou a terceira parceria internacional. Depois de acordos com o MIT e com o Barça Universitas, agora terá cursos online da americana Babson College.

Raios x

O perfil explica. Dados do Sebrae indicam que 30,5% dos brasileiros entre 25 a 34 anos são empreendedores. Pesquisa feita pela Babson em 2017 aponta que a América Latina possui a maior taxa de mulheres e jovens empreendedores do mundo (17%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *