Previsões de Guedes

Se a reforma da Previdência for aprovada pelo Congresso, “o Brasil vai voar com o crescimento da economia nos próximos 10 anos”. A previsão otimista foi apontada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em reunião esta semana com deputados que integram a frente em defesa do livre mercado. Guedes também adiantou que os deputados aliados do presidente da República, Jair Bolsonaro, serão municiados com estudos e estatísticas para defenderem ponto a ponto o texto que será enviado.

Idiotas, não!
Guedes pontuou que o Brasil precisa simplificar os impostos antes de abrir o mercado. “Somos liberais, mas não somos idiotas”, disse o ministro, conforme Coluna apurou.

Do coldre
A Polícia Federal deve convocar em junho mil policiais aprovados no último concurso. A revelação é do presidente da Associação dos Delegados de PF, Edivandir Paiva.

Controle do PSL
Não é só fundo eleitoral para supostos candidatos-laranjas. O núcleo de Bolsonaro está alerta com informes de como Bebianno conduziu articulações nos Estados na campanha.

Ôh, Fulano!
Em meio à crise que cerca o secretário-geral da Presidência, ministro Gustavo Bebianno, está em discussão no Palácio texto de um decreto para acabar com o “Vossa Excelência” e todos os outros pronomes de tratamento direcionados às autoridades.

Servidores da nação
A ideia conta com a simpatia de Bolsonaro e ministros que alegam serem “todos servidores” e não veem necessidade de tratamento diferenciado. Isso explica o tom informal de Bolsonaro no áudio vazado: “Ôh Bebiaaaanno, agora não..”

Claque
Projeto com mesmo teor foi apresentado em 2017 pelo ex-senador Roberto Requião (MDB-PR), mas foi arquivado. Na Câmara, a recém-eleita deputada Carla Zambelli (PSL-SP) também apresentou proposta (PL 4/19) que pretende dispensar a forma de tratamento “Vossa Excelência” para os detentores de cargos públicos.

Aliás..
.. Requião não é chegado a tratamentos pronominais. Deu um troco na então presidente Dilma Rousseff anos atrás. Ela mandara uma secretária da secretária lhe telefonar para cumprimentar pelo aniversário. Ele se calou. No aniversário de Dilma, o senador a enviou um cartão de felicitações. Assinado pelo motorista.

Barragens
Paralelamente à Força Tarefa que já foi criada, o Ministério Público do Trabalho vai anunciar projeto dentro da Coordenadoria de Meio Ambiente do Trabalho para reforçar a fiscalização, ininterrupta, de todas as barragens em situação de risco no País.

Cerco na conta
De acordo com o procurador do Trabalho, Márcio Amazonas, o MPT atua tanto pela busca da responsabilização da mineradora Vale, como também para que sejam evitadas novas tragédias. Adianta que deverão ser ajuizadas mais ações contra a Vale para reparação do dano moral individual, e do dano moral coletivo. O MPT ajuizou ação cautelar e conseguiu bloquear R$ 1,6 bilhão da mineradora.

Na mira..
Já está na Procuradoria-Geral da República representação da bancada do PSOL que pede apuração do esquema envolvendo candidaturas laranja do PSL em Pernambuco e Minas Gerais. O PSOL menciona decisão do TSE (Recurso Especial Eleitoral nº 1- 49/PI), que aponta que o “lançamento de candidaturas fictícias (…) compõe o conceito de fraude de que trata o artigo 14, §10 da Constituição Federal”.

.. da PGR
Integrantes do Governo Bolsonaro temem que a permanência do secretário-geral da Presidência, ministro Gustavo Bebianno, fragilize e comprometa as articulações no Congresso pela aprovação da reforma da Previdência. Dizem, intragabinetes, que a situação do ex-homem forte deve ser agravar e “dar munição” para a oposição.

Energia
A Rio Claro 2 SPE, subsidiária da Pacto Transmissão, acaba de receber do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste a aprovação do financiamento para construção de subestação e redes de distribuição de energia em Jataí (GO). O financiamento é de R$ 34 milhões, com geração de 270 empregos em 24 meses.

ESPLANADEIRA
. O ex-deputado e ex-vice governador do Amazonas Henrique Oliveira, bem antenado, lançou a coluna virtual de bastidores no www.portalomundo.com.br . O deputado Diego Carvalho assumiu a coordenação da bancada federal mineira no Congresso Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *