Hino desafinado

A despeito de ter admitido que errou ao pedir que escolas filmassem professores, alunos e funcionários cantando o Hino Nacional, sem autorização prévia, o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, pode ser alvo de processo na Comissão de Ética Pública da Presidência da República. Advogados da oposição finalizam a representação que será protocolada nos próximos dias no colegiado com pedido de abertura de processo disciplinar contra Vélez. A Coluna antecipou no Twitter, na última segunda, que não é novidade a obrigatoriedade do Hino – vem do Governo Dilma Rousseff, sob Fernando Haddad ministro do MEC. Mas filmar a garotada é invenção.

Gatilho
O PT já protocolou na Comissão contra o ministro da Justiça, Sérgio Moro, por não responder a representação do PSOL a respeito de seu encontro com diretores da Taurus.

FBI x Rei
Há gente graúda torcendo no Brasil para que a Polícia Federal encontre primeiro que o FBI o foragido Arthur Soares, o Rei Arthur, denunciado pelo MPF no esquema de compra de votos pela escolha do Rio de Janeiro para a Olimpíadas de 2016. Suas empresas tiveram contratos com os quatro últimos governadores do Estado.

Lava Jato Yankee
Arthur Soares mora nos Estados Unidos e sumiu do mapa desde que foi denunciado. Foram bilhões em contratos com as últimas gestões. E o FBI? Se ficar comprovada a suspeita de que ele lavou dinheiro nos Estados Unidos, a coisa piora, piora muito para ele. E lá a cana é dura. Que o diga José Maria Marin, ex-CBF.

Fundo da patota
Nas eleições de 2018, o valor do Fundo eleitoral passou de R$ 1,7 bilhão. Para o senador Márcio Bittar (MDB-AC), além de gastar o dinheiro que poderia ir para áreas sociais importantes, “o fundo cria concentração de poder exacerbada nas direções dos partidos, que distribuem os recursos como querem, sem regras definidas”.

Linhão vem aí
Em reunião com a bancada federal de Roraima no último dia 27, o presidente Jair Bolsonaro anunciou prioridade na construção do Linhão de Tucuruí, com uma previsão de início da obra para até o dia 30 de junho. A obra será tratada como uma questão de soberania nacional para possibilitar a aceleração dos trâmites.

Apagões
Como notório, o Estado depende de energia com linhas oriundas da Venezuela, afundada em crise sócio-política-econômica, e há risco de o Estado ficar às escuras. “Finalmente a população de Roraima recebe a resposta de demanda antiga” conta o senador Mecias de Jesus (PRB-RR), que lembra os constantes apagões.

Conta alta
O projeto está no papel desde 2011. Com a crise da Venezuela a preocupação aumentou: os apagões têm sido constantes, e o alto custo do óleo diesel para colocar as termelétricas em funcionamento acaba subindo as tarifas de energia dos roraimenses.

Fogo no paraíso
A Polícia Ambiental e a Polícia Civil do Sul da Bahia têm a oportunidade de investigar os misteriosos focos de incêndio na reserva florestal do Frade, na chamada Reta do búfalo, entre Trancoso e Caraíva. Os paraísos praianos ficaram com céu esfumaçado nas últimas três semanas. Força tarefa dos bombeiros de Porto Seguro e Salvador, com aviões e caminhões-tanque, controlaram os incêndios. Mas muita madeira foi vista em caminhões nas noites nas estradas, contam moradores à Coluna.

Pé torto
Apesar da boa e bela folia na capital, Recife está toda esburacada nas principais vias, reclamam os moradores. A prioridade do prefeito Geraldo Júlio (PSB),dizem aliados, é deixar a capital um verdadeiro tapete. Mas ano que vem.

ESPLANADEIRA

André Figueiredo, líder do PDT na Câmara Federal, curtiu o Bloco Órfãos do Brizola, que se concentrou em frente à Fundação Leonel Brizola, no Rio . Carlos Lupi, presidente do PDT, mandou mensagem de solidariedade a Lula pela morte do neto, Artur. “É uma dor insuperável. Que Deus conforte o ex-presidente e toda a sua família”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *