28/6/2012 às 20h13 - Atualizado em 29/6/2012 às 14h37

Luiz Paulo comemora pesquisa, mas diz que eleição em Vitória não está definida

Folha Vitória
Redação Folha Vitória

Bruno CoelhoCandidato a prefeito de Vitória, o ex-deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) diz que a liderança em pesquisa Flexconsult/Rede Vitória aumenta responsabilidade para a campanha eleitoral. De acordo com o levantamento, o tucano aparece em primeiro lugar com 30,5% das intenções de votos, seguido por Luciano Rezende com 19,75%.

Segundo Luiz Paulo, a cidade não pode se acostumar com feijão com arroz e precisa avançar. “Recebo essa pesquisa com entusiasmo. Isso aumenta a responsabilidade para trabalhar muito e transformar esse favoritismo em votos”, destacou.

O tucano adotou o discurso da cautela e garantiu que apesar de estar com diferença grande ainda é cedo para comemorar. “A Pesquisa reflete o comportamento da opinião pública, mas ainda temos um trabalho grande pela frente. A eleição não está resolvida”, pontuou.

O deputado Luciano Rezende diz que ficou feliz com o resultado mesmo aparecendo em segundo colocado. Ele afirmou que os resultados mostram que a cidade aponta para um novo modelo de administração e que está confiante que vai ser eleito nas próximas eleições.

“Nosso potencial de crescimento é o maior entre todos os candidatos. Nessa fase vamos cuidar com muito carinho das alianças e tenho fé em Deus e no eleitor que vou ter a oportunidade de administrar a cidade. Estou absolutamente preparado”.

A deputada Iriny Lopes (PT), terceira colocada na pesquisa, diz que o resultado a credencia para disputar a prefeitura. Ele afirma que ficou algum tempo afastada da Capital após assumir um ministério no Governo Dilma e atribuiu a terceira colocação ao fato das polêmicas envolvendo seu partido que ficou em um dilema se iria ou não ter candidatura própria.

“Ainda não tive tempo de conversar com a cidade. Amanhã será um novo momento, melhor que hoje. Superamos o preconceito de que mulher não tem vocação política”.

Em quarto lugar, o deputado José Esmeraldo (PR) comemorou o resultado, já que segundo ele, seu nome foi lançado há 40 dias. “Estou feliz e agradecido a população de Vitória. Estou bastante confiante que irei chegar no segundo turno para dar a Vitória o que ela merece e precisa”.

Já o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB), quinto colocado segundo a pesquisa, diz que o estudo mostrou uma definição entre o primeiro e segundo lugar, já que os nomes seguintes estão empatados dentro da margem de erro.

O peemedebista afirma que sua candidatura vem se consolidando e vai trabalhar para que seu nome seja reconhecido pelo eleitor da Capital. “A pesquisa é um parâmetro do caminho que vai mostrar como fazer a campanha e nos fazer mais conhecido para podermos ir para o segundo turno”.

De acordo com o cientista político Fernando Pignaton, o índice de reprovação do prefeito João Coser (PT) favorece a candidatura de tucano. “Luiz Paulo aparece em primeiro porque é a imagem da administração que deu certo”, explicou.

Pignaton analisa ainda que o índice de rejeição de Iriny, por exemplo, é por conta dessa reprovação da administração do PT. “Ela tem alta rejeição por causa disso, além dos problemas de divisão interna que aconteceram dentro do próprio partido”.

O cientista acredita, no entanto, que o cenário pode mudar com a entrada mais efetiva do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) na campanha eleitoral.

“Se Lelo conseguir esse apoio mais claramente ele tem fortes chances de chegar ao segundo turno. O problema dele é que sua candidatura é pouco conhecida, já que ela não foi colocada enquanto o ex-governador não se decidia se iria ou não entrar na disputa”.

Já o deputado Luciano Rezende, que aparece em segundo lugar nas pesquisas, tem vantagem numérica, mas, no entanto, pode ser prejudicado se não tiver uma forte aliança política. “Ele vai depender dos apoios que vai conseguir para aumentar seu tempo na televisão. Se ficar sozinho ele diminui as chances de ir para o segundo turno”, explica Pignaton.

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014