29/6/2012 às 6h31 - Atualizado em 29/6/2012 às 6h31

Pesquisa revela que maioria dos capixabas votaria em candidato indicado por Hartung

Josué de Oliveira
Redação Folha Vitória

Everton NunesUma pesquisa realizada pelo Instituto Flexconsult e divulgada pela Rede Vitória revelou que a maioria dos capixabas votaria em um candidato indicado pelo ex-governador Paulo Hartung (PMDB) nas próximas eleições.

De acordo com o levantamento, 52% dos entrevistados disseram que votariam no candidato que tivesse a digital do peemedebista. 35,75% disseram que não votariam. O percentual dos que não souberam ou não responderam é de 12,25%.

Divulgação

O Instituto questionou ainda se os moradores de Vitória votariam em um candidato indicado pelo governador Renato Casagrande. 47% disseram que não; 40,75 disseram que sim. Não souberam ou não responderam somam 12,25%. 

A indicação do prefeito de Vitória, João Coser (PT), não seria seguida pela maioria dos entrevistados. De acordo com a pesquisa, 55,75% disseram que não votariam no candidato do petista; 32,25 disseram que sim e 12% não souberam ou não responderam.

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva é bem avaliado pelos capixabas. Segundo os dados, 48,25% dos entrevistados disseram que seguiriam a indicação de Lula; 41,75 afirmaram que sim. 10% não souberam ou não responderam.

Divulgação

Enquanto isso, a presidente Dilma Roussef não tem a mesma avaliação. A pesquisa revela que 50,75% dos entrevistados não votariam no candidato indicado por ela; 37,25% disseram que sim e 12% não souberam ou não responderam.

Ainda de acordo com o levantamento, 59,50% dos entrevistados não votariam em um candidato indicado pelo senador Magno Malta (PR) contra 29,75% que disseram que sim. Não souberam ou não responderam somam 10,75%.

Para o cientista político Fernando Pignaton, Lula é o segundo que tem mais poder de indicação e isso pode favorecer a deputada federal Iriny Lopes (PT). “Apesar de herdar a avaliação ruim da atual administração, isso vai ter peso no segundo turno”.

Já Lelo Coimbra (PMDB) tem a seu favor o ex-governador Paulo Hartung, que é líder em atrair a maior quantidade de votos. De acordo com o especialista, Luiz Paulo tem a seu favor a imagem do prefeito que deu certo, enquanto Luciano Rezende pode ser favorecido pelas alianças e o provável tempo de televisão que vai conseguir com as coligações.

“Todos têm um trunfo nas mãos. Agora é esperar para ver quem vai usar melhor e ter maior capacidade política para mobilizar esses apoios”.

 O Instituto perguntou ainda: Você votaria em um candidato indicado pelo senador Ricardo Ferraço? 23,5% disseram que sim; 60,5% afirmaram que não. Não souberam ou não responderam somam 16%.

A pesquisa foi feita no período entre 25 e 27 de junho e registrada no TRE, no dia 23 de junho, sob o número ES-00016/2012. Ao todo, foram 400 pessoas entrevistadas nas regiões de Vitória. A margem de erro é de 4,9%. Nome da empresa que realizou e contratou o levantamento: Flexconsult Ltda. e Televisão Vitória S/A.

Veja a imagem que o eleitor tem dos principais candidatos que disputa a PMV:Divulgação

DivulgaçãoDivulgação

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014