19/7/2012 às 19h8 - Atualizado em 19/7/2012 às 19h9

FlexConsult: Prefeituras têm melhor avaliação e Assembleia permanece com baixa aprovação dos capixabas

Folha Vitória
Redação Folha Vitória

Apesar de uma considerável queda no número de capixabas que considera o desempenho da Assembleia Legislativa do Espírito Santo ruim, a aprovação da casa continua baixa. De acordo com dados da pesquisa FlexConsult, divulgada em parceria com a Rede Vitória, isso se deve ao aumento da quantidade de classificações “regular”.

O desempenho da Ales no segundo trimestre do ano teve menos avaliações "ótimo". De 2,4%, o índide caiu para 2%. Já a quantidade de capixabas que considera o desempenho da Assembleia “bom” aumentou de 16,6% para 18%. A classificação "Regular" foi o item com maior aumento. Na pesquisa realizada entre os meses de março e abril, o índice foi de 26,8%, neste último levantamento, o índice chegou a 32%.

A classificação “ruim” vem em declínio desde dezembro de 2011. De lá para cá, os números foram: 10,6%, 9,6% e 4%. Além disso, menos capixabas reprovam o desempenho do órgão. O valores também vêm caindo desde dezembro: de 17,8% para 14,8% e 9,20%.

Folha Vitória

“O nível de aprovação continuam no mesmo plano variou apenas 2% para cima dentro da margem de erro. Houve pequena queda na rejeição, mas não foi suficiente para mudar o conceito, que continua muito baixo. Acredito que essa queda na reprovação se deve ao fato de que nos últimos tempos, a Assembleia não tem criado problemas para o governo. Não tem ocorrido nenhum tipo de conflito de ordem pessoal ou de interesse político eleitoral com o governador”, comentou o cientista político Fernando Pignaton.

Avaliação do desempenho das prefeituras

A aprovação das prefeituras dos municípios aumentou mais de 10% em comparação ao levantamento realizado no primeiro trimestre (de 25,2% para 35,4%). Em consequência disso, o índice de reprovação caiu: de 24,8% para 22,2%. A pesquisa foi realizada nas regiões: Grande Vitória, Noroeste, Litoral Norte, Central e Sul.

Folha Vitória

A avaliação das prefeituras das regiões pesquisadas melhorou. Até o mês de abril, 3,6% de capixabas que avaliaram o desempenho da prefeitura do município em que residem como "ótimo". Neste último levantamento, o índice chegou a 5,4%.

As notas “bom" e "regular” também tiveram aumento considerável. mais de 37% dos entrevistados consideram a administração municipal regular e 8,4%, acham que o desempenho é ruim. 

O índice de reprovação da presidência da Assembleia teve uma redução gradativa nas pesquisas do Instituto Flexconsult. De dezembro até junho, os números foram respectivamente: 19,2%; 14,8% e 5,6%. Já a aprovação teve um pequeno aumento em relação ao primeiro trimestre: de 17% para 19%.

 Folha Vitória

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014