31/3/2013 às 8h34 - Atualizado em 1/4/2013 às 16h39

Ministra vem ao Estado inaugurar "botão do pânico" para mulheres

Folha Vitória
Redação Folha Vitória

DivulgaçãoA ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República, Eleonora Menicucci, desembarca em Vitória na próxima quinta-feira (4) para participar da solenidade da entrega do "botão do pânico" para mulheres vítimas da violência. A solenidade acontece na sede do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, na Capital.

O programa pioneiro denominado “Botão do Pânico”, criado pela Coordenadoria de Combate à Violência Doméstica do TJES para enfrentar os altos índices de agressões e morte de mulheres no Estado. O “botão do pânico” é um dispositivo discreto que será entregue às mulheres e será acionado quando elas se sentirem sob risco.

A partir do momento em que o “botão” é acionado, se transforma numa escuta de alta performance, permitindo à Central de Monitoramento, que funcionará junto á Guarda Municipal de Vitória, não apenas localizar onde se encontra a mulher em risco, mas também monitorar e gravar eventuais diálogos para efeito de prova, enquanto a Patrulha Maria da Penha vai ao encontro da vítima para intervir e impedir o desfecho da violência.
 
De acordo com a juíza Hermínia Azoury, coordenadora do Combate à Violência Doméstica no âmbito do TJES, o programa será estendido aos municípios de maior incidência de agressões e mortes de mulheres. Será necessário, entretanto, que as prefeituras criem uma estrutura para isso.
 

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014