Política

Conselho de Segurança das Nações Unidas vai enviar missão de Paz para rep. Centro-Africana

Nações Unidas - O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou por unanimidade o envio de cerca de 12 mil homens das forças de paz para a República Centro-Africana, que enfrenta uma onda de conflitos entre cristãos e muçulmanos desde o final do ano passado.

Os 10 mil saldados e 1.800 policiais irão se juntar aos cerca de 5 mil soldados da União Africana em 15 de setembro.

Os 2 mil soldados franceses que já estão na República Centro-Africana ajudando no processo de paz foram autorizados a utilizar "todos os métodos necessários" para dar suporte às forças da ONU.

A resolução aprovada hoje expressa a preocupação dos membros da ONU com as múltiplas violações de direitos humanos cometidas tanto pelos cristãos como pelos muçulmanos, como homicídios, sequestros, prisões arbitrárias, tortura, estupros contra mulheres e crianças e ataques aos locais de culto.

O documento exige que "todas as milícias e grupos armados coloquem de lado suas armas e cessem todas as formas de violência e atividades desestabilizadoras imediatamente e libertem as crianças de sua fileiras".

Na manhã de hoje, um padre da cidade de Dekoa disse que um confronto entre as milícias deixou ao menos 30 mortos e obrigaram dezenas de pessoas a fugirem de sua casas. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda