Política

Prefeitos capixabas realizam manifestação na Ufes nesta sexta-feira

Prefeitos e secretários municipais de todo o Estado vão realizar uma manifestação na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) nesta sexta-feira (11). O encontro acontecerá a partir do meio dia, no Teatro Universitário. Os prefeitos vão discutir os pontos mais preocupantes da chamada “Pauta Municipalista” e aguardam a presença de toda a Bancada Federal e de deputados estaduais. 

 O Presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo e prefeito de Venda Nova, Dalton Perim, vai apresentar a pauta e conduzir a discussão.

No final será elaborado um documento com um resumo de tudo o que for discutido e as conclusões do que foi debatido no encontro. O documento final vai a Brasília para a Marcha dos Prefeitos, que será realizada entre os dias 12 e 15 de maio.

As reivindicações dos prefeitos capixabas incluem co-financiamento pela previsão da obrigação compartilhada do ensino fundamental; co-financiamento da Assistência Social e redistribuição dos royalties estadual.

Nacionalmente, os prefeitos querem um aumento de 2% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e outros ajustes tributários. 

Pontos moeda