Política

Prefeitos capixabas se reúnem na próxima quinta-feira em Vitória

Os prefeitos capixabas se reúnem na próxima quinta-feira (24), no Centro de Vitória. Na pauta da assembleia geral, convocada pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), deverá ser analisada a prestação de contas de 2013 da instituição, e a proposta de prorrogação de prazo para entrega da Prestação de Contas Anual – PCA ao Tribunal de Contas do Estado.

Contudo, semelhante ao que foi registrado na última quarta-feira (16), em Viana, os discursos acerca da unidade do Estado também deverão entrar na pauta. A ideia dos prefeitos presentes é que não haja ruptura do grupo que levou o governador Renato Casagrande (PSB) ao poder. A reunião está prevista para às 13 horas.

“A nossa reunião já estava agendada, mas é natural que este assunto, que tem ganhado uma dimensão um pouco maior nos últimos dias, também seja discutido”, explicou o presidente da Amunes e prefeito de Venda Nova do Imigrante, Dalton Perim.

O presidente disse ainda que a manutenção de uma unidade política pode ser positiva, mas tudo depende do cenário político a ser apresentado. “A unidade fortalece a democracia. Mas o debate também faz parte da unidade. A princípio somos favoráveis, mas sabemos que tem um limite, e depende muito do cenário”.

Marcha dos municípios no mês que vem

Entre os dias 12 e 15 de maio, prefeitos de todo o Brasil estarão reunidos em Brasília para a XVII Marcha em Defesa dos Municípios. O evento discutirá "A crise nos Municípios e a conjuntura eleitoral".

No dia 11 deste mês, 73 prefeitos de todo o Estado compareceram à Mobilização Nacional dos Municípios nas Capitais, que aconteceu no Teatro da Ufes, em Vitória. Na ocasião, um documento foi elaborado para servir de base para a proposta capixaba a ser apresentada durante a Marcha. 

Pontos moeda