Política

Comissão decide adiar relatório da CPI contra Dalva da Mata

Em reunião realizada nesta quinta-feira (10), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Anchieta decidiu adiar a apresentação do relatório final das investigações contra a ex-presidente da Casa, Dalva da Mata Igreja (PDT), acusada de irregularidades durante sua gestão. 

De acordo com o presidente da Comissão, vereador Válber Salarini (PSDB), o relatório final deverá ser apresentado apenas no dia 15 de maio.

A previsão era que a CPI tivesse fim no dia 15 de abril, porém houve demora na entrega do sigilo bancário dos três funcionários envolvidos na suposta fraude. Salarini explicou que no dia 15 a decisão da Comissão vai a plenário.

Ele conta que apenas nesta quinta-feira a determinação da ruptura do sigilo bancário chegou ao banco. “O pessoal do cartório do Fórum não encaminhou o pedido”, comentou. No plenário, os vereadores vão votar o adiamento da CPI na próxima terça-feira (15). 

A CPI de Anchieta foi instaurada em setembro do ano passado e busca investigar se houve irregularidades na contratação de empresas de consultoria em medicina do trabalho; o gasto indevido do pagamento de diárias com a verba da câmara e o repasse de dinheiro recebido por funcionário a pessoas que não trabalham na Casa. 

CPI foi a Belo Horizonte
Três vereadores e dois técnicos da Câmara Municipal de Anchieta foram a Belo Horizonte para investigar dois institutos que podem estar envolvidos em um suposto esquema de fraude comandado pela ex-presidente da Câmara. Os representantes da CPI estiveram na cidade visitando a sede dos institutos Capacitar e Instituto Nacional Municipalista. 

Em Belo Horizonte, os vereadores conversaram com um representante da empresa, Clésio Drumond. De acordo com Salarini, o representante não esclareceu alguns pontos que seriam necessários. “A conclusão é que cada vez precisa investigar mais. Como os eventos foram em 2011 e 2012, para eles está tudo ok”, contou o vereador.

Afastamento
A vereadora de Anchieta Dalva da Matta Igreja (PDT) renunciou ao cargo de presidente da Câmara de Vereadores no final do ano passado. Ela estava afastada das atividades parlamentares desde o dia 19 de novembro por decisão judicial.

Pontos moeda