Política

Servidores da Assembleia passam por treinamento para eleições

Servidores da Secretaria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa participaram, na tarde desta quarta-feira (09), de curso sobre as Eleições 2014. O curso foi ministrado pelo diretor de redação da Casa e especialista em Direito Público e Eleitoral Ricardo Wagner.

Questões como calendário, condutas vedadas aos agentes públicos durante o período eleitoral e um panorama geral sobre o pleito, que acontece em outubro, foram abordadas durante o curso que teve como foco orientar os servidores que trabalham na cobertura jornalística da Casa sobre a atuação durante o período.

“O foco da palestra foram as condutas vedadas. O que pode e não pode ser feito durante o período eleitoral. O servidor público tem uma série de vedações quando inicia o período, então é importante que o servidor saiba o que ele pode fazer, até onde pode ir, que tipo de material pode usar”, pontuou Ricardo Wagner.

Wagner esclareceu ainda que a lei eleitoral faz distinção entre o candidato e o parlamentar. De acordo com o especialista, a Casa pode continuar divulgando as ações dos parlamentares e seus mandatos, mesmo que estes sejam candidatos. Já a divulgação das atividades relacionadas às candidaturas e campanhas é terminantemente proibida.

“A proposta é a gente começar a discutir desde já o tema eleitoral e como a Secretaria, a TV, web, o informativo interno devem pautar sua atuação. Queremos preparar nossos servidores pra que estejam capacitados a não permitir que haja qualquer tipo de infração à legislação eleitoral”, explicou o Secretário de Comunicação, Marcelo Bózio. Segundo Bózio, outras ações com foco nas eleições serão realizadas pela secretaria, a ideia é também promover encontro com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Durante o curso os servidores os servidores questionaram e esclareceram dúvidas sobre como proceder na cobertura das atividades do parlamento estadual. “Foi um momento muito proveitoso para esclarecermos alguns pontos que ainda geravam dúvidas. Sem dúvidas um suporte importante para nossas atividades”, afirmou o servidor Wanderley Araújo.

Pontos moeda