Política

Dilma é aplaudida e prefeito Rodney Miranda discursa sob vaias durante entrega de casas em Vila Velha

Após solenidade em Vila Velha, Dilma se encaminha para o Centro de Convenções de Vitória, e Vitória, onde participará da formatura de 1,2 mil alunos do Pronatec

Cerca de 700 pessoas acompanham a solenidade, em Vila Velha Foto: Folha Vitória

A presidente Dilma Rousseff (PT) foi recebida com festa pelos moradores de Jabaeté, em Vila Velha, na manhã desta quarta-feira (02). Ela, que chegou ao município, por volta das 10 horas, em um helicóptero da Marinha foi muito aplaudida.

Em seguida, Dilma subiu ao palanque, montado próximo às unidades habitacionais que serão entregues na localidade, acompanhada por diversas autoridades locais como o governador Renato Casagrande (PSB), o prefeito do município Rodney Miranda (DEM), a senadora Ana Rita (PT), e a deputada Iriny Lopes (PT).

O prefeito Rodney Miranda (DEM) abriu a série de discursos, mas acabou vaiado pelos presentes. O democrata, inclusive, precisou adiantar o discurso.

Segundo estimativas da Polícia Militar, cerca de 700 pessoas acompanharam a cerimônia na cidade canela verde.

Mais de 200 homens reforçaram a segurança no local. São oficiais do Exército, do Batalhão de Missões Especiais e da Rotam, e do Corpo de Bombeiros.

Ruas de acesso que ficam próximas ao local onde Dilma vai entregar as casas do “Minha Casa Minha Vida", em Jabaeté, Vila Velha, foram interditadas e só veículos autorizados poderiam passar.  

Secretários municipais de várias cidades e prefeitos de alguns municípios também foram à Jabaeté, como o prefeito de Cariacica, Juninho (PPS) e de Colatina, Leonardo Depulski (PT)

Após a cerimônia em Vial Velha,  Dilma se encaminha para o Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia, onde participará da formatura de 1,2 mil alunos do Pronatec, por volta de 11h30, e discursa novamente. A assessoria da presidência ainda não confirmou se Dilma atenderá a imprensa.  
Não estão previstas agendas políticas nem encontros privados, mesmo com o PT tendo candidato próprio ao governo, o deputado estadual Roberto Carlos. A previsão é de que ela não almoce em terras capixabas e deixe o Estado por volta do meio-dia.

Desembarque

Dilma desembarcou no Aeroporto de Vitória, às 09h44. Ela foi recepcionada pelo governador Renato Casagrande (PSB), pelo vice Givaldo Vieira (PT), pela senadora Ana Rita (PT), e pelo deputado federal Lelo Coimbra (PMDB). 

Os jornalistas não tiveram acesso à pista, e não houve grande reforço na segurança. 

Segunda visita

A visita desta quarta-feira (02) é a segunda que a presidente e pré-candidata à reeleição realiza ao Estado, desde que foi eleita. A primeira visita oficial ocorreu no dia 24 de dezembro do ano passado, quando sobrevoou áreas afetadas pelas chuvas.

Na ocasião, o sobrevôo da presidente à cidade de Vila Velha durou cerca de 30 minutos. Durante a visita, Dilma anunciou o envio de 3 mil kits dormitório, de limpeza e de higiene pessoal para o Estado. 

A Defesa Civil Nacional também reconheceu a situação de emergência em 45 municípios capixabas, entre eles a capital do estado, Vitória, e as cidades de Vila Velha, Itaguaçu, Linhares, Guarapari, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante e Viana. 

Depois do sobrevoo, a presidente se reuniu com o governador do estado, Renato Casagrande, e outras autoridades locais para discutir a situação.

Veja a galeria de fotos. Clique aqui.

Pontos moeda