Política

Em ritmo de campanha, deputados capixabas realizam última sessão nesta quarta-feira

Em junho deste ano, a Ales lançou uma cartilha com orientações para deputados e servidores, com normas de condutas a serem observadas durante o período eleitoral

Última sessão do semestre será realizada nesta quarta-feira (16) Foto: Divulgação/Governo

Com 26 deputados na disputa pela reeleição, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) realiza, nesta quarta-feira (26), a última sessão do primeiro semestre legislativo de 2014. O início oficial do recesso parlamentar é na próxima quinta-feira (17), e segue até o dia 01 de agosto, segundo regimento interno.

Em junho deste ano, a Ales lançou uma cartilha com orientações para deputados e servidores, com normas de condutas a serem observadas durante o período eleitoral. A norma prevê, por exemplo, que os carros oficiais, combustíveis pagos pelo erário, a reprodução de documentos, e envio de correspondência somente poderão ser utilizados para desempenho regular de atividades vinculadas ao exercício do mandato ou, no caso dos servidores da Secretaria, no exercício exclusivo de suas atividades funcionais.

Com o retorno em agosto, e a proximidade do pleito eleitoral em outubro, a expectativa nos bastidores é de que as sessões fiquem mais vazias.

Veja como fica a disputa:

Conforme anúncio no mês de março deste ano, o deputado Cláudio Vereza (PT) resolveu deixar a disputa, e deverá trabalhar para angariar votos para a senadora Ana Rita (PT), que disputará uma vaga na Assembleia Legislativa.

Já o deputado Roberto Carlos (PT) disputará como candidato ao governo. Já os deputados Vandinho Leite (PSB) e José Carlos Elias (PTB) tentarão uma vaga na Câmara dos deputados.

Candidatos que permanecem na disputa: Aparecida Denadai, Atayde Armani, Josias da Vitória, Dary Pagung, Hercules Silveira, Euclerio Sampaio, Elcio Álvares, Esmael Almeida, Freitas, Genivaldo Lievore, Gildevan Fernandes, Gilson Lopes, Glauber Coelho, Jamir Malini, Janete de Sá, Jose Esmeraldo, Lucia Dornellas Luiz Durão, Luzia Toledo, Marcelo Santos, Marcos Mansur, Paulo Roberto, Rodrigo Coelho, Sandro Locutor, Solange Lube, Theodorico Ferraço.

Segundo dados do TRE-ES, a disputa deputado estadual terá 506 candidatos. 

Clique aqui, para ver a lista completa de candidatos a deputado estadual.

Deputados federais

Dos 10 deputados federais, seis também vão disputar a reeleição: Lelo Coimbra (PMDB), Camilo Cola (PMDB), Jorge Silva (PROS), Paulo Foletto (PSB), Carlos Mannato (SDD), e Iriny Lopes (PT).

A deputada Rose de Freitas (PMDB) disputará uma vaga ao Senado. O deputado César Colnago (PSDB) disputará como vice do candidato Paulo Hartung (PMDB) ao governo do Estado. A deputada Lauriete Rodrigues (PSC) abriu mão da reeleição, e Sueli Vidigal (PDT) foi escolhida como suplente do candidato João Coser (PT) ao Senado.

Clique aqui, para conferir a lista completa de candidatos a deputado federal.

Pontos moeda