Política

Mais de 290 mil eleitores do ES votarão em urnas biométricas

O objetivo de se implementar a urna biométrica é garantir ainda mais segurança. O recadastramento biométrico começou em 2009 e foi até 2011. No próximo ano, 14 cidades terão revisão

Na próxima eleição, 291.700 eleitores de 18 municípios do Espírito Santo já votarão em uma urna biométrica. Esse número representa de 70% a 80% de comparecimento da quantidade de eleitores em cada cidade. Em todo o Estado, é estimado que 2,6 milhões de eleitores votarão em outubro tanto em urnas biométricas como em eletrônicas.

Na próxima eleição, 291.700 eleitores de 18 municípios do Espírito Santo já votarão em uma urna biométrica Foto: Divulgação

O recadastramento biométrico começou em 2009 e foi até 2011 nos municípios de Castelo, Dores do Rio Preto e Viana. Já em 2013 e neste ano, a revisão biométrica foi feita em Apiacá, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Domingos Martins, Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Alegre, Ibiraçu, Itapemirim, Muniz Freire, Rio Novo do Sul, Boa Esperança e Mucurici. 

Implementada com o objetivo de tornar mais segura a verificação da identidade do eleitor e evitar fraudes, a urna biométrica se difere da eletrônica pelo dispositivo que identifica a pessoa por meio da leitura de suas impressões digitais. 

O objetivo de se implementar a urna biométrica é garantir ainda mais segurança, segundo a coordenadora da Corregedoria Regional Eleitoral do Estado, Jeruza Bonino. “A vantagem é impedir a fraude nas eleições, de que um eleitor vote se passando por outro, de forma que tanto a Justiça Eleitoral possa estar preparada com seus programas para dar maior efetividade às eleições, como também para permitir que seja uma eleição sem fraude, sem violação aos direitos”, afirmou.

Quem foi convocado para a revisão biométrica e não compareceu, teve seu título eleitoral cancelado e não poderá participar da eleição deste ano. “O cadastro está fechado desde abril e só reabre em novembro. Então, a partir de novembro, o eleitor deve procurar um cartório eleitoral da sua localidade e revalidar o título antigo”, disse Bonino. 

A previsão do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) é que no próximo ano seja iniciado um novo programa para recadastrar eleitores de mais 14 municípios do estado. 

O recadastramento biométrico é gratuito e obrigatório a todos que forem convocados, inclusive para aqueles cujo voto é facultativo - que são os analfabetos e os que têm 16 e 17 anos ou mais de 70 anos. 

Pontos moeda