Política

Hospital confirma morte cerebral do deputado Glauber Coelho

A assessoria do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim descartou a morte do parlamentar e afirma que houve falência da atividade cerebral

O deputado sofreu um grave acidente em Cachoeiro de Itapemirim. Ele estava com um assessor Foto: Divulgação

Foi confirmada, às 12h15 desta quarta-feira (20), a morte cerebral clínica do deputado estadual Glauber Coelho (PSB). De acordo com a assessoria do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, durante a tarde, os médicos vão realizar novos exames para avaliar se o parlamentar permanece com morte cerebral. Um novo boletim médico será divulgado após os procedimentos.

Erramos

Na manhã desta quarta-feira (21) o Folha Vitória publicou uma matéria informando sobre a morte do parlamentar após a Assembleia Legislativa divulgar uma nota na página oficial do órgão confirmando o falecimento. Mais tarde, porém, a assessoria do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim concedeu uma entrevista coletiva confirmando apenas a morte cerebral clínica.

A assessora do parlamentar Cláudia Sabadini disse que 1% do cérebro do deputado permanece em funcionamento. Segundo ela, a família aguarda o novo boletim médico que será divulgado pelo hospital.

10 dias internado

Glauber está internado desde o dia 10 de agosto, vítima de um acidente automobilístico na localidade de Pacotuba, zona rural de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado. O deputado está em seu primeiro mandato parlamentar e era candidato à reeleição. O acidente automobilístico aconteceu na tarde de domingo (10) na ES 482, entre os municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Alegre, na altura do distrito de Pacotuba. Três veículos se envolveram no acidente, resultando em sete feridos. O deputado foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para o Hospital Unimed, em Cachoeiro, onde recebeu os primeiros-socorros. Glauber realizou uma neurocirurgia de urgência para tratamento de um hematoma subdural agudo e, posteriormente, foi transferido para o Hospital Evangélico de Cachoeiro. 

Atuação pública

Flávia postou mensagem e foto ao lado do marido, na última terça-feira (19) Foto: Reprodução/Facebook

Glauber Coelho foi eleito deputado estadual em 2010, com 23.040 votos. Em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, era o 2º vice-presidente da Mesa Diretora, membro efetivo das comissões de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente e vice-presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Educação no Campo. Na Assembleia, também assumiu a 2ª Secretaria da Mesa Diretora, presidiu a Frente Parlamentar Saúde para Todos, que percorreu o Estado para avaliar as dificuldades enfrentadas pelos pacientes e gestores dos hospitais e postos de saúde, e foi membro da CPI da Telefonia.

O parlamentar se dedicou a projetos de impacto social, como a lei que regulamenta o descarte de lixo tecnológico no Estado e a obrigatoriedade do uso de pulseiras de identificação em pacientes das redes privada e filantrópica. 

Além disso, atuou em várias frentes propondo ações em áreas como saúde, educação, segurança, saneamento básico, habitação, agricultura e meio ambiente. Com atuação destacada no sul do Estado, Glauber Coelho realizou importantes parcerias como a feita com a Defensoria Pública Estadual, que teve como objetivo levar atendimento gratuito nas mais diversas áreas do Direito para a população da região do Caparaó, no Sul do Estado.  

Perfil

Glauber da Silva Coelho, 40 anos, nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, filho de José Affonso Coelho e Vilma da Silva Coelho; era casado com Fernanda Aguilar Coelho e tinha uma filha de dois anos e três meses. Evangélico, era membro da Primeira Igreja Presbiteriana de Cachoeiro de Itapemirim.

Formado em Direito, Glauber Coelho era pós-graduado em Gestão Pública e foi por três vezes vereador em Cachoeiro de Itapemirim. Dos seus 40 anos, 15 foram dedicados à política. Em 2000, foi eleito com 1.252 votos; em 2004, com 2.011 votos; e em 2008, com 4.060. Além de vereador, foi secretário municipal de cinco pastas em Cachoeiro: Saúde; Criança, Adolescente e Juventude; Agricultura; Defesa Civil e Meio Ambiente.

Pontos moeda