Política

Corpo de Glauber Coelho é velado em Cachoeiro de Itapemirim nesta quinta-feira

De acordo com informações da assessoria de imprensa de Coelho, um culto também deve acontecer, ainda nesta quinta-feira (21). O velório e o culto são abertos ao público

O deputado sofreu um acidente no último dia 10 Foto: Divulgação

O corpo de Glauber Coelho (PSB) será velado, a partir da tarde desta quinta-feira (21), no Pavilhão da Ilha da Luza, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, cidade natal do deputado.

De acordo com informações da assessoria de imprensa de Coelho, um culto também deve acontecer, ainda nesta quinta-feira (21), a partir das 15 horas. O velório e o culto são abertos ao público.

O corpo do deputado será enterrado no Cemitério do Coronel Borges, no mesmo município. O enterro está programado para as 10 horas da próxima sexta-feira (22).

Em nota, a família de Glauber Coelho agradeceu as manifestações de apoio e pesar pelo falecimento do parlamentar.

Órgãos foram doados

Os órgãos de Glauber Coelho foram dados, atendendo a uma vontade previamente manifestada por ele e confirmada pela família. A morte cerebral do parlamentar foi confirmada no último boletim médico, divulgado às 16h15 da última quarta-feira (20).

A confirmação, segundo o boletim médico, ocorreu depois de realizada uma arteriografia cerebral, às 15 horas.

10 dias internado

Glauber estava internado desde o dia 10 de agosto, vítima de um acidente automobilístico na localidade de Pacotuba, zona rural de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado. O deputado estava em seu primeiro mandato parlamentar e era candidato à reeleição. O acidente automobilístico aconteceu na tarde de domingo (10) na ES 482, entre os municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Alegre. Três veículos se envolveram no acidente, resultando em sete feridos. O deputado foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para o Hospital Unimed, em Cachoeiro, onde recebeu os primeiros-socorros. Glauber realizou uma neurocirurgia de urgência para tratamento de um hematoma subdural agudo e, posteriormente, foi transferido para o Hospital Evangélico de Cachoeiro.

Morte anunciada na Ales

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo confirmou, através de nota em seu site oficial, o falecimento, na manhã desta quarta-feira (20).

Nilton Baiano assume vaga na Ales 

Com a confirmação da morte cerebral de Glauber Coelho, seu suplente Nilton Baiano, do Partido Progressista (PP), substituirá o deputado estadual na Assembleia Legislativa até o fim do mandato, em janeiro.

Dor e tristeza entre políticos capixabas

A morte do deputado movimentou o cenário político capixaba e teve grande repercussão no Espírito Santo. Vários políticos lamentaram a perda nas redes sociais

Atuação pública

Glauber Coelho foi eleito deputado estadual em 2010, com 23.040 votos. Em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, era o 2º vice-presidente da Mesa Diretora, membro efetivo das comissões de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente e vice-presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Educação no Campo. Na Assembleia, também assumiu a 2ª Secretaria da Mesa Diretora, presidiu a Frente Parlamentar Saúde para Todos, que percorreu o Estado para avaliar as dificuldades enfrentadas pelos pacientes e gestores dos hospitais e postos de saúde, e foi membro da CPI da Telefonia.

O parlamentar se dedicou a projetos de impacto social, como a lei que regulamenta o descarte de lixo tecnológico no Estado e a obrigatoriedade do uso de pulseiras de identificação em pacientes das redes privada e filantrópica. 

Além disso, atuou em várias frentes propondo ações em áreas como saúde, educação, segurança, saneamento básico, habitação, agricultura e meio ambiente. Com atuação destacada no sul do Estado, Glauber Coelho realizou importantes parcerias como a feita com a Defensoria Pública Estadual, que teve como objetivo levar atendimento gratuito nas mais diversas áreas do Direito para a população da região do Caparaó, no Sul do Estado.  

Perfil

Glauber da Silva Coelho, 40 anos, nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, filho de José Affonso Coelho e Vilma da Silva Coelho; era casado com Fernanda Aguilar Coelho e tinha uma filha de dois anos e três meses. Evangélico, era membro da Primeira Igreja Presbiteriana de Cachoeiro de Itapemirim.

Formado em Direito, Glauber Coelho era pós-graduado em Gestão Pública e foi por três vezes vereador em Cachoeiro de Itapemirim. Dos seus 40 anos, 15 foram dedicados à política. Em 2000, foi eleito com 1.252 votos; em 2004, com 2.011 votos; e em 2008, com 4.060. Além de vereador, foi secretário municipal de cinco pastas em Cachoeiro: Saúde; Criança, Adolescente e Juventude; Agricultura; Defesa Civil e Meio Ambiente.

Pontos moeda