Política

Em entrevista à TV Vitória, Coser defende mais repasse de recursos aos municípios

O candidato ao Senado pelo PT foi o terceiro entrevistado da série. Coser quer o aumento do Fundo de Participação dos Municípios que hoje é de 6,5%

João Coser é candidato ao Senado pelo PT Foto: Everton Nunes

A TV Vitória prosseguiu nesta quarta-feira (20) a série de entrevistas com os candidatos ao Senado. O entrevistado desta quarta foi o ex-prefeito de Vitória João Coser (PT), que defendeu o aumento do repasse de recursos aos municípios pelo Fundo de Participação dos Municípios.

Na última segunda-feira (18), o entrevistado foi o candidato Neucimar Fraga (PV) e na terça-feira (19) foi Raphael Furtado (PSTU). Nesta quinta-feira (21) será a vez do candidato do PSOL, André Moreira e encerrando a série a deputada federal Rose de Freitas, que disputa o Senado pelo PMDB. 

João Coser do PT foi eleito deputado estadual por duas legislaturas, em 1986 e 1990. Em 1995 assumiu o primeiro mandato federal. Em 1999 foi reeleito deputado federal, quando exerceu a presidência da Comissão de Finanças. Já em 2004 foi eleito prefeito de Vitória com quase 58% dos votos válidos. Na disputa pelo segundo mandato João Coser foi eleito no primeiro turno com 65% dos votos. Concorre a vaga ao Senado pela coligação "Com a Força do Povo Capixaba.

Confira na íntegra a entrevista, que teve duração de cinco minutos:

TV Vitória: Há 12 anos o senhor tentou se eleger senador e não conseguiu. O senhor já foi deputado estadual, federal, prefeito... Por que continuar na política?

João Coser: Olha, o meu grande desafio, como eu fiz durante minha vida, foi uma opção. Uma opção que comecei descobrindo na igreja, passei pelo movimento sindical, passei pelo partido político. Agradeço a Deus e a confiança das pessoas. Seis mandatos, perdi duas eleições. Perdi uma de prefeito, 12 anos depois consegui ganhar. Perdi uma de senador há 12 anos e espero conseguir ganhar neste ano também. Estou na política porque eu acredito como um instrumento de transformação da sociedade, acredito que ela pode, sim, fazer o bem às pessoas se ela for bem aplicada.

TV Vitória: O senhor é candidato pelo PT e essa vaga para o PT escolher o candidato foi disputada com a senadora Ana Rita. O senhor teve que disputar uma eleição dentro do partido. O partido não está unido em nome do senhor?

JC: O partido está unido em meu nome. Eu, de fato, sou hoje senador de todo o partido, do PDT também. Com apoio inclusive fora do PT. Me sinto preparado depois dos mandatos que tive para representar o Espírito Santo no Senado Federal. Portanto, isso me dá capacidade de articulação junto ao Governo Federal e principalmente de trabalhar cada vez mais o Espírito Santo de Brasília, tanto representando os grandes projetos como representando os desafios da reforma que temos pela frente, a reforma política... Eu tenho como bandeira também buscar que a Sudene seja estendida para todo o estado do Espírito Santo. Então, esse papel de articulador, esse papel que aprendi na Frente Nacional de Prefeito e a minha experiência no Executivo e no Legislativo me permiti me dirigir ao povo com simplicidade, com humildade e pedir o apoio, pedir o seu voto e, se for eleito senador, tenho certeza que vou trabalhar com muita dignidade para representar o Espírito Santo.

TV Vitória: O senhor defende o aumento do Fundo de Participação dos Municípios e a gente sabe que apenas 6,5% de tudo que é arrecadado no País ficam com as prefeituras. De forma prática, como o senhor pretende mudar essa situação?

JC: Eu fui prefeito, então vivi na pele. O prefeito trabalha muito, tem muitos desafios. A população procura para educação, para saúde, para assistência, para manutenção da cidade. Todos os governos, tanto federal quanto estadual, vão apresentando, dão recursos para creche, Cras, mas o custeio, a manutenção, fica sempre na conta do prefeito. Hoje é o PA que atende às emergências, a guarda municipal que atende à questão da segurança... Então, o meu grande objetivo é fazer uma nova redistribuição do bolo tributário. O Brasil arrecada muito, mas os municípios ficam com muito pouco. A União concentra junto com os estados a grande parcela da arrecadação e é no município que o cidadão vive, que busca prestação de serviços mais imediata. A emenda parlamentar é um instrumento de repasse, mas ela só repassa a obra, ela não repassa a manutenção, ela não repassa recurso para os profissionais. Então, não quero só mexer no FPM, eu quero mexer na distribuição de  todo o bolo tributário. Não tem sentindo você mandar um campo, você mandar uma quadra... Tem PAC para mandar cobertura de quadra. Se tem recurso no Governo do Estado para mandar “Campo Bom de Bola”, esse recurso deveria estar no caixa do município para o prefeito ou a prefeita decidir o que é melhor.  Se é melhor melhorar o serviço de saúde, de assistência, de educação... Então está mal distribuído. Cada vez mais os municípios vão recebendo obrigações e menos recursos. A ideia é uma redistribuição do bolo porque é no município que o cidadão tem a maior obrigação. Hoje os nossos prefeitos, as cidades, estão quase em estado falimentar. Então, de fato, uma das minhas tarefas também é fazer isso.

TV Vitória: Quando o senhor era prefeito, o senhor defendeu o Veículo Leve sobre Trilhos , o metrô de superfície. Agora, se eleito como senador o que o senhor pretende fazer na mobilidade urbana no Estado? De que forma pode ajudar?

JC: Eu defendi um projeto que está sendo aplicado em várias cidades brasileiras e hoje, para minha felicidade, dois governadores defendem o VLT como alternativa. Eu vou continuar trabalhando. Buscar recursos e projetos para fazer combate alagamentos na cidade e também na mobilidade urbana para que o Espírito Santo tenha recurso suficiente para desenvolver seus projetos. Lógico que esse projeto depende do Governo do Estado, do Governo Federal, mas eu estaria à disposição de prefeitos, governadores e o senador de todos os capixabas. Do mais importante empresário, ao mais simples, pode contar com a minha representação. Peço apoio e estarei lá à disposição de todos.

Baixe o aplicativo Eleições 2014 Rede Vitória

Já está disponível para download o aplicativo gratuito Eleições 2014 Rede Vitória. Usuários de Iphone e de smartphones com sistema Android já podem baixá-lo através da App Store ou da Google Play

Após baixar o app, você receberá notificações sobre as próximas datas dos debates e sabatinas realizados pela Rede Vitória e transmitidos em tempo real no seu celular. Assim como nas redes sociais, o app incorpora a ferramenta "gostei" e "não gostei" permitindo que o eleitor curta ou não os comentários e propostas dos candidatos durante a transmissão. 

Além do aplicativo, o Folha Vitória lançou hotsite especial sobre as Eleições 2014. Os dois novos produtos jornalísticos foram desenvolvidos para o capixaba acompanhar e interagir com o conteúdo produzido em todas as plataformas da Rede Vitória – rádio, TV e jornal online – sobre as Eleições 2014. A página traz as principais notícias e pesquisas sobre o cenário eleitoral capixaba e nacional, além de todo o conteúdo especial, em áudio e vídeo, das entrevistas, sabatinas e debates realizados pelo Jornal On Line Folha Vitória, TV Vitória/Record e Rádio Vitória.

Antes de decidir o seu voto, você pode conferir ainda através do hotsite o perfil de todos os candidatos ao Governo do Espírito Santo e ao Senado. Afinal, quanto mais o eleitor conhece sobre os postulantes, menores são as chances de se decepcionar após o voto. 

Assim como em todos os demais pleitos, no dia da eleição, o eleitor capixaba também poderá acompanhar, em tempo real pelo hotsite, a apuração voto-a-voto das urnas eletrônicas. 

Calendário das sabatinas e debate na Rádio Vitória e TV Vitória

As sabatinas da Rádio Vitória/Folha Vitória com os candidatos ao Governo do Espírito Santo e ao Senado começam no dia 26 de agosto e você acompanha tudo através do hotsite e do aplicativo gratuito. Já o grande debate da TV Vitória com os candidatos ao Palácio Anchieta será no dia 26 de setembro, às 22h30. Confira as datas: 

Sabatina candidatos ao Governo do Estado
 
26/08 - Paulo Hartung - PMDB
02/09 - Camila Valadão - PSOL
09/09 - Mauro Ribeiro - PCB
16/09 - Renato Casagrande - PSB
23/09 - Roberto Carlos – PT
 
Sabatina candidatos ao Senado Federal
 
28/08 – Raphael Furtado - PSTU
04/09 – João Coser - PT
11/09 – Rose de Freitas - PMDB
18/09 – André Moreira - PSOL
25/09 – Neucimar Fraga - PV

Pontos moeda