Política

Governador Renato Casagrande lamenta morte de Campos em rede social e concederá entrevista coletiva

Eduardo Campos fez uma visita recente ao Espírito Santo durante campanha eleitoral no último dia 29 de julho. Na ocasião, participou do lançamento da campanha de Casagrande

O governador Renato Casagrande (PSB) lamentou a morte do companheiro d epartido Eduardo Campos, em sua rede social Foto: Reprodução Facebook

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), utilizou seu perfil no Facebook para lamentar a morte do candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), na manhã desta quinta-feira (13). 

Em seu comentário, o socialista disse que está sem palavras para falar da perda do companheiro de partido. “Sem palavras para falar da imensa perda que sofremos. Vá em paz, Eduardo! Ficamos com a memória de sua amizade e de seus exemplos”, frisou.

Casagrande, que é candidato à reeleição, concederá entrevista coletiva sobre a morte de Eduardo Campos e as possíveis mudanças no cenário político às 15 horas desta quinta-feira, em seu gabinete. O governador é secretário-geral do PSB no Espírito Santo.

Em visita ao Estado, Campos participou do lançamento da candidatura de Renato Casagrande Foto: Everton Nunes

Eduardo Campos fez uma visita recente ao Espírito Santo durante campanha eleitoral no último dia 29 de julho. Na ocasião, o candidato do PSB participou do lançamento da campanha oficial à reeleição de Casagrande.

Campos concedeu uma entrevista exclusiva ao jornalista Alex Cavalcanti da TV Vitória/Record e criticou a forma como os governos do PT e do PSDB trataram o Estado quando esses dois partidos estiveram à frente do poder.

O acidente

Todas as pessoas que estavam dentro do jato morreram na hora Foto: Reprodução/Facebook/Tassio Ricardo

O candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, morreu em um acidente de avião em Santos, na manhã desta quarta-feira (13). A confirmação inicial foi do deputado federal Walter Feldman (PSB-SP). Posteriormente, órgãos oficiais se manifestaram com a mesma informação. Assessores técnicos de campanha também estavam na aeronave e ninguém sobreviveu.

Aeronave estava irregular

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a aeronave que transportava Eduardo Campos estava em situação regular. De acordo com o órgão regulador, o jato Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, pertencia à Cessna Finance Corporation e estava com toda a documentação em dia.

Políticos capixabas prestam pesar

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), utilizou seu perfil no Facebook para lamentar a morte de Eduardo Campos. Em seu comentário, o socialista disse que está sem palavras para falar da perda do companheiro de partido. “Sem palavras para falar da imensa perda que sofremos. Vá em paz, Eduardo! Ficamos com a memória de sua amizade e de seus exemplos”, frisou.

O porta-voz da Rede Sustentabilidade no ES, Gustavo De Biase, lamentou a morte do candidato à Presidência da República. Muito triste, Gustavo disse que foi “tomado de grande surpresa e que o momento é para lamentar esta grande perda”.

O deputado federal Paulo Foletto (PSB) afirmou que foi uma grande perda para a política. “Agora vamos dar apoio à família de Campos. Um jovem com cinco filhos. Nesse momento de luto, o Brasil perde um político de futuro. O sofrimento partidário é imenso”, disse.

O ex-prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, destacou o futuro de Campos na política. "O Eduardo e a Marina eram uma grande dupla, tinham grande compromisso com a nação. O Nordeste do país está chorando, o Brasil está chorando”.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), lamentou a morte de Campos, e preferiu não comentar possíveis mudanças no cenário político. “Nesse momento eu estou absolutamente chocado e triste com a morte de Eduardo Campos. Dentro do PPS, nos últimos meses, e todos acompanharam, fui uma das pessoas que mais defendeu a coligação com Eduardo, justamente por entender que era um líder jovem, bom gestor. Acredito que era a possibilidade de renovação na política brasileira”, disse.

Repercussão internacional

A rede de TV americana CNN noticiou o acidente que terminou na morte de Campos Foto: Reprodução/CNN

A notícia da morte trágica do candidato à Presidência do Brasil, Eduardo Campos, é destaque na imprensa norte-americana nesta quarta-feira (13), no noticiário das redes de televisão e na internet. "Morre proeminente figura política do Brasil e candidato à Presidência", destacou a CNN em sua página para os Estados Unidos.

O jornal The Wall Street Journal também destacou a notícia em sua página na internet, citando que o mau tempo provocou a queda da aeronave e que a candidata à vice de Campos, Marina Silva, não estava no avião.

Vítimas fatais

Além do candidato à presidência pelo PSB, Eduardo Campos, também morreram no acidente aéreo em Santos: Pedro Valadares Neto, ex-deputado e assessor particular do candidato; Carlos Augusto Percol Filho, assessor de imprensa; Marcelo de Lyra, cinegrafista, e Alexandre Gomes e Silva, fotógrafo. Os pilotos da aeronave Geraldo da Cunha e Marcos Martins também faleceram.

Pontos moeda