Política

Luciano Rezende terá novo gabinete no Centro de Vitória

A transferência de algumas das atividades e reuniões do prefeito Luciano Rezende para o gabinete do Centro faz parte do projeto de revitalização da região

Todas as segundas e quartas-feiras, as atividades de gabinete serão realizadas no Casarão Cerqueira Lima Foto: Divulgação

Pelo menos duas vezes por semana, o gabinete do prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), funcionará no Centro Histórico de Vitória. Todas as segundas e quartas-feiras, as atividades de gabinete serão realizadas no Casarão Cerqueira Lima, na Cidade Alta.

A transferência de algumas das atividades e reuniões do prefeito para o gabinete do Centro foi aceita de forma unânime pelo Conselho Municipal de Cultura e faz parte do projeto de revitalização da região.

"É muito importante que tivéssemos o deslocamento do gabinete para reforçar a nossa ação de revitalização do Centro. Mas eu não queria gasto nenhum. Então nós utilizamos uma sala de uma galeria linda, inclusive com a votação unânime do Conselho Municipal de Cultura me dando a possibilidade de ocupar esse espaço, que é da cultura. Nada melhor do que trabalhar num ambiente como este", destacou o prefeito.

Exposição

Além disso, os moradores de Vitória e seus visitantes podem conferir até o dia 31 de outubro, no Casarão Cerqueira Lima, a exposição com o mobiliário de um dos poetas que mais retrataram as belezas e os personagens da capital. A mostra "Elmo Elton, o colecionador" abriu as portas para o público na manhã da última quinta-feira (31), reunindo cerca de 50 peças que fazem parte do acervo do escritor e refletem a influência da colonização europeia no Estado.

A abertura da exposição também marcou o início das atividades do gabinete do prefeito no Centro. "Nós estamos pegando carona numa galeria de arte com uma exposição iniciando hoje (quinta). Eu pedi às pessoas que trabalharam na restauração do Casarão para analisar a possibilidade de vir com o gabinete para o Centro", afirmou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Casarão

O Casarão Cerqueira Lima, que está situado à esquina das ruas São Gonçalo e Muniz Freire, na Cidade Alta, próximo ao Palácio Anchieta e à praça João Clímaco, tem mais de 100 anos. Sua fachada passou recentemente por restauração, feita por alunos do Instituto Goia. A exposição "Elmo Elton, o colecionador" é uma iniciativa da Prefeitura de Vitória, por meio da Semc.

História

Poeta, historiador e jornalista, Elmo Elton nasceu em 15 de fevereiro de 1925, em Vitória. Descendente de italianos, seu acervo pessoal estabelece um elo entre sua vida pessoal e sua pesquisa. Como escritor, o jornalista teve a capital capixaba como inspiração desde a juventude. Em sua primeira publicação, "Cantares de um terno filho do mar", de 1944, o mar sempre foi uma inspiração para sua obra, onde ele captou com sensibilidade poética, a alma da ilha de Vitória.

Pontos moeda