Política

Morte de Glauber Coelho traz prejuízo para arrecadação de votos do PSB, dizem especialistas

Morte de Eduardo Campos e Glauber Coelho ocorreram em intervalo de apenas uma semana. Para especialistas, substituto de Glauber deveria ser escolhido no Sul do Estado

Internamente, representantes do partido davam como certa a vitória de Glauber Foto: Agência Brasil

Em apenas uma semana, o PSB do Espírito Santo perdeu duas importantes lideranças políticas. No quadro nacional, o partido sofreu os impactos da morte do ex-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos. No cenário local, a sigla perdeu a força do então deputado estadual e candidato à reeleição, Glauber Coelho.

Internamente, representantes do partido davam como certa a vitória de Glauber. A atuação na Assembleia Legislativa também poderia servir de vitrine para que ele viesse a comandar a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, em 2016. 

Pela legislação, o partido possui até 10 dias para indicar um substituto. Mas, segundo cientistas políticos, a tarefa não deverá ser tão fácil. “A eleição para deputado estadual é uma das mais pulverizadas que temos este ano. É um voto personalizado. Acho difícil encontrar que incorpore a imagem do Glauber, para que na região onde ele tem apoio, o partido consiga fazer essa transferência de votos. Teria que ser algum parente, ou algum assessor muito próximo que fizesse política com ele para isso acontecer. É uma perda proporcional para o PSB”, afirma o mestre em História e membro da ONG Transparência Capixaba, Rafael Simões.

Cuidado com exploração da imagem de Campos

Em relação à morte do candidato Eduardo Campos, Simões acredita que o fato não acarretará isolamento do partido no Estado. “A morte já projetou um resultado político significativo, que foi alcançado por Marina, na pesquisa Datafolha, na qual aparece em segundo lugar. Então, não há isolamento”.

No entanto, para o professor, o uso da imagem de Eduardo Campos precisa ser ponderado pelo partido. “É preciso ter cuidado para que não haja superexploração da imagem de Campos, e provoque repúdio por parte dos eleitores. Isso precisado ser acompanhado pelos especialistas e coordenadores de campanha tanto do Estado, quanto do país”.

Mortes

O ex-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, morreu em um acidente aéreo no dia 13 deste mês, em São Paulo. Na última quarta-feira (20), o PSB definiu que a candidata Marina Silva, que ocupava a vaga de vice na chapa de Campos irá substituí-lo. O líder do PSB na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque, será o vice de Marina.

Já o candidato Glauber Coelho morreu na tarde da última quarta-feira (20), após 10 dias de internação, em decorrência de um acidente automobilístico.

O corpo de Glauber será velado, a partir da tarde desta quinta-feira (21), no Pavilhão da Ilha da Luza, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, cidade natal do deputado.

De acordo com informações da assessoria de imprensa de Coelho, um culto também deve acontecer, ainda nesta quinta-feira (21), a partir das 15 horas. O velório e o culto são abertos ao público.

O corpo do deputado será enterrado no Cemitério do Coronel Borges, no mesmo município. O enterro está programado para as 10 horas da próxima sexta-feira (22).

Em nota, a família de Glauber Coelho agradeceu as manifestações de apoio e pesar pelo falecimento do parlamentar.

Pontos moeda