Política

Nilton Baiano assume cadeira na Assembleia Legislativa

Em conversa com o Folha Vitória, na última segunda-feira (25), Baiano, que cumprirá um mandato tampão na Casa até janeiro de 2015, evitou falar sobre possíveis propostas

Nilton assume a vaga do ex-deputado Glauber Coelho, que faleceu no último dia 20 Foto: Divulgação/Assembleia

O deputado Nilton Baiano (PP) tomou posse na manhã desta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), durante a sessão ordinária. O parlamentar passa a ocupar a vaga de Glauber Coelho (PSB), que faleceu no último dia 20. O médico é o primeiro suplente da coligação PRB/PP/PSC/PR. 

Alguns parlamentares utilizaram a tribunal para dar as boas-vindas ao deputado Nilton Baiano, além de prestar solidariedade à família de Glauber Coelho.

Em conversa com o Folha Vitória, na última segunda-feira (25), Baiano, que cumprirá um mandato tampão na Casa até janeiro de 2015, evitou falar sobre possíveis propostas. “Na verdade, eu nem queria estar assumindo a vaga numa situação como essa. Ainda preciso avaliar como será”, disse.

Em 2010, Nilton Baiano foi eleito deputado estadual. Entretanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) validou os votos de Luiz Carlos Moreira (PMDB), o que modificou o quadro eleitoral e permitiu que Solange Lube (PMDB) tomasse posse no seu lugar. Assim, Nilton Baiano ficou como primeiro suplente da coligação e assumiu posteriormente a cadeira com a licença de Vandinho Leite (PSB), na época no PR, para a Secretaria de Estado de Esportes.  

“Na verdade, eu nem queria estar assumindo a vaga numa situação como essa. Ainda preciso avaliar como será”

Em 2012, Baiano foi condenado pela Justiça Federal por irregularidades quando era secretário estadual de Saúde e, como perdeu o mandato, assumiu Cacau Lorenzoni (PP), o segundo suplente na coligação que elegeu o parlamentar Vandinho Leite. Já em dezembro do ano passado, a Justiça suspendeu os efeitos da decisão judicial que havia cassado os direitos políticos de Baiano e, em janeiro deste ano, foi empossado novamente no cargo. Ele permaneceu na função até abril, quando o socialista Vandinho Leite (PSB) reassumiu o mandato de deputado estadual.

Pontos moeda