Política

Dor e tristeza entre políticos capixabas após morte de Glauber Coelho

A morte cerebral foi anunciada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Theodorico Ferraço (DEM), durante sessão ordinária, nesta quarta-feira (20)

Glauber Coelho exercia o 1º mandato Foto: Divulgação

A morte do deputado estadual Glauber Coelho (PSB) movimentou o cenário político capixaba e teve grande repercussão no Espírito Santo. Coelho sofreu um acidente de carro, no último dia 10, na rodovia 482, no Sul do Espírito Santo.

O deputado foi socorrido para um hospital de Cachoeiro de Itapemirim, onde ficou internado dez dias, sempre em estado grave, sem ter o quadro clínico modificado significativamente. A morte cerebral foi anunciada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Theodorico Ferraço (DEM), durante sessão ordinária, nesta quarta-feira (20).

O deputado federal César Colnago (PMDB) manifestou pesar também nas redes sociais. "Meus sentimentos de conforto aos familiares do Deputado Glauber Coelho (PSB). A boa política sofre mais um golpe e perde uma promissora liderança", escreveu no Facebook.

Flávia postou mensagem e foto ao lado do marido, na última terça-feira (19) Foto: Reprodução/Facebook

Em entrevista para o Balanço Geral, da TV Vitória/Record, o presidente estadual do PSB, Luiz Ciciliotti, lamentou a morte de Coelho: “É uma perda insubstituível, uma pessoa que estava fazendo um trabalho na Ales em prol do ES muito importante. É uma perda muito dolorida para o partido que perdeu há pouco tempo Campos e agora o Glauber”, disse por telefone.

O deputado federal Paulo Foletto (PSB), publicou uma foto preta no Facebook, simbolizando luto. "Perdemos todos: a política, sua cidade Cachoeiro de Itapemirim, o Estado do Espírito Santo, os amigos e, sobretudo, a família. Deixo meus sinceros votos de pesar à esposa Fernanda, para que tenha forças neste momento tão difícil e possa confortar sua filhinha Isabelli. Vá em paz, meu amigo", escreveu no Facebook.

O senador Ricardo Ferraço (PMDB), qualificou Glauber de "jovem e promissora liderança". "Aqui de Brasília, recebo com enorme pesar e muita tristeza no coração a notícia do falecimento do meu amigo Glauber Coelho, jovem e promissora liderança de nossa terra", escreveu nas redes sociais.

“É um prejuízo para a política capixaba”, diz Casagrande sobre morte de Glauber Coelho

O deputado sofreu um grave acidente em Cachoeiro de Itapemirim. Ele estava com assessor Foto: Divulgação

O candidato ao Palácio Anchieta, Paulo Hartung (PMDB) também manifestou pesar pela internet. "Perdemos um político jovem, atuante e dedicado às causas sociais. Minha solidariedade aos familiares do deputado Glauber Coelho nesse momento de dor".

A deputada federal Iriny Lopes (PT), também manifestou pesar e destacou o futuro político que Glauber poderia ter. "A notícia do falecimento do deputado estadual Glauber Coelho deixa a todos nós com um grande aperto no coração. Ele era uma liderança jovem do Sul do estado e tinha um grande futuro pela frente. Este é um momento de prestarmos nossa solidariedade à família do Glauber", escreveu na internet.

Rose de Freitas (PMDB), candidata ao Senado, escreveu em seu perfil do Facebook que lamenta a morte. "Com profunda tristeza o Estado do Espírito Santo e em especial a cidade de Cachoeiro de Itapemirim perdem uma jovem e promissora liderança que sempre qualificou a política".

O deputado federal Lelo Coimbra (PMDB), divulgou na internet uma frase de pesar sobre a morte do deputado. "Que Deus dê conforto aos familiares e a tantos admiradores do amigo Glauber Coelho neste triste dia", escreveu nas redes sociais.

Ferraço interrompeu os trabalhos para que os deputados pudessem homenagear o colega Foto: Divulgação/Assembleia

O candidato a deputado estadual Alexandre Passos (PT), também comunicou pesar, através da internet. "Meu mais profundo pesar aos familiares do deputado Glauber Coelho. Lamentavelmente, a sociedade capixaba perde uma jovem liderança política".

Roberto Carlos (PT), candidato do PT para o governo do Estado, também se manifestou: “Não perco um colega deputado, perco um amigo, um irmão. Eu brincava que ele era um menino muito esperto e ele respondia que era um menino trabalhador. Um ser humano com quem valia a pena conviver”, disse na Ales.

O deputado estadual Freitas (PSB), líder do partido de Glauber, também se pronunciou: “É com muito pesar, com extrema dor no peito, é um duro golpe no PSB. Começamos na semana anterior, no primeiro dia da semana, no domingo (quando Glauber Coelho sofreu o acidente). Continua a semana com a tragédia do nosso principal líder nacional, Eduardo Campos”.

Conterrâneo de Glauber, o deputado Rodrigo Coelho (PT) colocou-se no lugar do colega: “Podia ser qualquer um de nós. Muitos de nós estivemos no mesmo lugar, no mesmo dia. Nós fazíamos política na mesma base do deputado Glauber, disputávamos. O volume de trabalho que ele trazia exigia a melhora de nossa conduta”.

Paulo Roberto (PMDB) se colocou no lugar do parlamentar: “Eu tenho uma filha de sete anos, que me liga todos os dias. Fico imaginando”, disse, com a voz embargada. “Não é fácil. É um momento de muita reflexão. É uma atividade periculosa, de se deslocar para lá e para cá. Hoje, a solidariedade nossa é com a família do Glauber”, disse.

O deputado Esmael Almeida (PMDB) também externou seu pesar: “Por onde eu passo, peço oração por ele. Deus sabe de todas as coisas. Não tenho dúvida, o Espírito Santo perdeu um grande parlamentar”, disse. 

Gildevan Fernandes (PV) também se solidarizou: “Fico imaginando a dor da família do Glauber. Meu pai foi prefeito em Pinheiros e, com 82 dias na prefeitura, morreu vítima de um acidente automobilístico. Perdi meu pai com seis anos de idade e não passo um dia da minha vida sem me lembrar dele. Que Deus abençoe e conforte essa família”, pediu.

Deputados suspendem sessão e lembram trajetória do colega Glauber Coelho

Na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), após o anuncio da morte cerebral do deputado, os parlamentares fizeram um minuto de silêncio, em seguida deputados discursaram sobre Glauber.

Com informações da agência Web Ales

Pontos moeda