Política

PT está sofrendo crise de identidade, avalia cientista político

Fernando Pignaton disse que não adianta o PT adotar um discurso de esquerda pra vencer as eleições presidenciais e não pode usar discurso conservador porque iria contra as bases do partido

Fernando Pignaton analisou o resultado da pesquisa Ibope Foto: TV Vitória

A pesquisa Ibope que indicou o crescimento de Marina Silva (PSB) e a vitória dela num possível segundo turno contra Dilma Rousseff (PT) deixou os adversários preocupados. Para o cientista político Fernando Pignaton ,o PT está sofrendo de uma crise de identidade e precisa reagir para se garantir no segundo turno.

“A candidatura de Dilma sofre uma crise de identidade porque o PT está acostumado a competir com os tucanos. O PT investindo no papel social e colocando os tucanos como conservadores. Agora, ele tem uma adversária mais popular (Marina Silva), que tem até mais lutas pela esquerda do que a Dilma”, analisou Pignaton.

Para o cientista político não vai adiantar o PT adotar um discurso de direita  e não pode usar um discurso conservador porque isso vai contra as bases do partido.

“Esse fato extraordinário (morte de Eduardo Campos) e a liderança carismática de Marina são fatores favoráveis a ela”, disse Pignaton.

Contra Marina , segundo cientista político, pesa o fato de ela ter menos tempo de TV e um partido menos estruturado. “A eleição está relativamente longe. Com o passar do tempo, o peso da estrutura do PSDB e do PT  e o tempo de TV vai pesar”, afirmou Pignaton.

O especialista lembrou ainda que a candidatura de Aécio Neves (PSDB) não está fora do jogo. “PSDB tem um discurso que agrada mais a elite, não é tão popular quanto Marina e não compete com ela. Se os partidos de centro, como o PMDB, perceberem que Marina pode ir para o segundo turno, eles podem migrar para a candidatura de Aécio”, analisou Pignaton.

Isso porque, segundo o cientista político, num eventual segundo turno entre Dilma e Marina, o PSDB não iria apoiar o PT e sim o PSB.

Pontos moeda