Política

Hartung minimiza ter subido em palanque com Coser e diz que Rose é sua candidata ao Senado

Ex-governador foi o primeiro candidato sabatinado pela Rádio Vitória. Ele falou ainda sobre propostas para saúde, educação , mobilidade urbana e segurança pública

Hartung foi o primeiro candidato sabatinado  Foto: Everton Nunes

A Rádio Vitória, com transmissão do Folha Vitória, iniciou nesta terça-feira (26) a série de sabatinas com os candidatos ao Governo do Estado e ao Senado. O primeiro sabatinado foi o ex-governador Paulo Hartung, candidato pelo PMDB.

Na sabatina, Hartung garantiu que o seu candidato ao Senado não é João Coser (PT) como se especula nos bastidores do mercado político e minimizou ter dividido palanque com o petista no lançamento da candidatura de Sérgio Vidigal (PDT) ao Governo Federal.

“Foi uma reunião do Vidigal, que se lançou candidato e declarou apoio à minha candidatura. Minha fala (no evento) tratou da minha candidatura ao governo. Isso é uma posição do Sérgio Vidigal. Tem outros ex-prefeitos que apóiam Rose (de Freitas) no Senado e apóiam outro candidato a governador. Eu apoio Rose, que é da minha coligação. Não tem contradição alguma”, frisou Hartung.

Sobre a sua relação com o ex-presidente Lula (PT) e seu apoio nestas eleições a Aécio Neves (PSDB), Hartung disse que fez o que era necessário para o Estado.

“Evidentemente não tem estalar de dedos pra problemas complexos. Temos de ter gestão e não permitir que a interferência da politicagem atrapalhe o trabalho das nossas polícias”.

“A relação que construí com ex-presidente Lula foi relação de responsabilidade com o futuro do Espírito Santo. O que chama a atenção é a incapacidade de tirar o Espírito Santo do isolamento. O PT estava contra minha candidatura a governador. Terminado o processo eleitoral, eu procurei o presidente Lula e pedi que ele fizesse pelo Espírito Santo o que Fernando Henrique Cardoso fez pelo Acre. Isso é papel de líder. Se eu não tivesse tomado essas atitudes, teria largado o Espírito Santo numa situação muito grave”, disse Hartung.

Apoio a Casagrande

Perguntado sobre a mudança de posição dele, já que há quatro anos apoiou a eleição do governador Renato Casagrande (PSB) e agora concorre com ele, o ex-governador  disse que isso contribui para o debate democrático. Afirmou ainda que o Espírito Santo perdeu ritmo na atual gestão e citou o PSB, que no plano nacional apoiava os governos Lula e Dilma e nestas eleições decidiu lançar candidatura própria à presidência.

“Vou debater propostas, ideias, sem agredir ninguém. Não vou fazer isso”

Educação

Hartung falou muito sobre o projeto “Escola Viva”. Ele quer as escolas com mais atratividades para os jovens, com ensino profissionalizante, por exemplo. “O que estou propondo é fazer revolução. Mexer profundamente com educação. Precisamos de professores motivados, passo a passo, retomar melhoria salarial dos professores. Fizemos isso no nosso período governo e vamos retomar esse caminho”

Saúde

Ao comentar suas propostas para a saúde, Hartung deu uma alfinetada em Casagrande, que já declarou que há mais de 30 anos o Estado não construía um hospital. “Falam que há 30 anos não se constrói hospital no Espírito Santo e não é verdade. Construímos o Hospital Central. O São Lucas deveria estar pronto no de final de 2011, começo de 2012. Já anunciaram quatro vezes a inauguração e agora está na quinta”.

Mobilidade urbana

Hartung defendeu, como prioridade na mobilidade urbana, a construção no BRT (corredor exclusivo para ônibus). “Se você soltar transporte coletivo, ele (trabalhador) chega mais cedo em casa, pode ajudar a estruturar núcleo familiar. Agora nós temos a massa crítica para fazer esse debate. Quando eu estava no governo entregamos o projeto básico no BNDES, com recursos garantidos, e esse projeto praticamente não andou e temos de fazer ele andar”, disse o candidato.

Segurança Pública

O ex-governador afirmou que pretende investir no efetivo da polícia, com a ideia de implantação da polícia comunitária, prometeu apoio aos prefeitos para implantação de guardas municipais e disse que pretende investir na inteligência policial.

Assista aqui:

Para quem não conseguiu acompanhar a sabatina ao vivo pode conferi-la na íntegra:

Baixe o aplicativo Eleições 2014 Rede Vitória

Já está disponível para download o aplicativo gratuito Eleições 2014 Rede Vitória. Usuários de Iphone e de smartphones com sistema Android já podem baixá-lo através da App Store ou da Google Play

Após baixar o app, você receberá notificações sobre as próximas datas dos debates e sabatinas realizados pela Rede Vitória e transmitidos em tempo real no seu celular. Assim como nas redes sociais, o app incorpora a ferramenta "gostei" e "não gostei" permitindo que o eleitor curta ou não os comentários e propostas dos candidatos durante a transmissão. 

Além do aplicativo, o Folha Vitória lançou hotsite especial sobre as Eleições 2014. Os dois novos produtos jornalísticos foram desenvolvidos para o capixaba acompanhar e interagir com o conteúdo produzido em todas as plataformas da Rede Vitória – rádio, TV e jornal online – sobre as Eleições 2014. A página traz as principais notícias e pesquisas sobre o cenário eleitoral capixaba e nacional, além de todo o conteúdo especial, em áudio e vídeo, das entrevistas, sabatinas e debates realizados pelo Jornal On Line Folha Vitória, TV Vitória/Record e Rádio Vitória.

Antes de decidir o seu voto, você pode conferir ainda através do hotsite o perfil de todos os candidatos ao Governo do Espírito Santo e ao Senado. Afinal, quanto mais o eleitor conhece sobre os postulantes, menores são as chances de se decepcionar após o voto. 

Assim como em todos os demais pleitos, no dia da eleição, o eleitor capixaba também poderá acompanhar, em tempo real pelo hotsite, a apuração voto-a-voto das urnas eletrônicas. 

Calendário das sabatinas e debate na Rádio Vitória e TV Vitória

As sabatinas da Rádio Vitória/Folha Vitória com os candidatos ao Governo do Espírito Santo e ao Senado começam no dia 26 de agosto e você acompanha tudo através do hotsite e do aplicativo gratuito. Já o grande debate da TV Vitória com os candidatos ao Palácio Anchieta será no dia 26 de setembro, às 22h30. Confira as datas: 

Sabatina candidatos ao Governo do Estado
 
02/09 - Camila Valadão - PSOL
09/09 - Mauro Ribeiro - PCB
16/09 - Renato Casagrande - PSB
23/09 - Roberto Carlos – PT
 
Sabatina candidatos ao Senado Federal
 
28/08 – Raphael Furtado - PSTU
04/09 – João Coser - PT
11/09 – Rose de Freitas - PMDB
18/09 – André Moreira - PSOL
25/09 – Neucimar Fraga - PV

Pontos moeda