Política

Raphael Furtado defende a distribuição de drogas pela União durante Sabatina na Rede Vitória

O candidato ao Senado participou de sabatina na Rádio Vitória e defendeu que a produção das drogas ilícitas sejam de responsabilidade do Governo Federal

Raphael Furtado é candidato ao Senado pelo PSTU Foto: Divulgação

A Rede Vitória, com transmissão da Rádio Vitória e do Folha Vitória prosseguiu nesta quinta-feira (28)  com a série de sabatina com os candidatos ao Governo do Estado e ao Senado. O sabatinado desta quinta foi o candidato ao Senado pelo PSTU, Raphael Furtado, que defendeu a descriminalização das drogas, é contrário à redução da maioridade penal e é a favor da reforma política.

Na última terça-feira (26), o candidato Paulo Hartung (PMDB) abriu a série de entrevistas com os candidatos ao governo do Estado

Raphael defendeu a descriminalização do uso de drogas ilícitas e que a distribuição seja de responsabilidade do Governo Federal. No caso da maconha, por ser uma planta, as pessoas poderiam plantá-la em casa, mas a produção em larga escala da erva ou de outros tipos de droga, seriam de responsabilidade do Estado.

A ideia de Raphael não é estimular o consumo de drogas e sim diminuir a violência causada pelo tráfico de drogas.

“‘Maconhabras’ isso parece soar estranho pras pessoas. Mas ver um jovem negro sangrando na periferia (por causa do tráfico) é comum. Nós estamos acostumados com isso e ainda defendem que a saída pra isso é mais repressão”, disse Furtado.

Segundo o candidato, os malefícios causados pelas drogas lícitas são maiores do que os causados pelas ilegais. “Pergunte a qualquer profissional de saúde quais drogas produz mais danos à saúde. Vão falar que é o álcool e depois o cigarro. O Estado deveria tratar o uso abusivo e o tratamento seria financiado pela própria venda”, sugeriu Furtado.

Maioridade Penal

O candidato se mostrou contrário a aprovação da redução da maioridade penal e alfinetou o senador Magno Malta(PR), que levanta essa bandeira “Falando-se em quantidade de crimes cometidos por adolescentes é de 1% ou menos do total de crimes. É no mínimo exagerado perder tempo com a discussão de 1% dos crimes e os outros 99%? O Magno Malta adora aparecer, pegou um tema para aparecer, mas ele não discute números”, frisou o candidato.

Para Furtado as perspectivas de jovens negros de periferia são diferentes dos jovens brancos de classe média ou alta e não dá para fazer comparações já que não têm as mesmas oportunidades.

“Vão encher a prisão de jovens e eles vão aprender a ser o que lá? Vão sair como?”, questionou o candidato

Saúde

Para o candidato, investir 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em saúde seria o suficiente para acabar com  os problemas nessa área no País.

“Com 10% dá pra garantir saúde pública de qualidade para a população. E essa dicotomia privada e pública não tem... Não tem médicos no interior  e por que não tem? Porque é mais lucrativo a pessoa abrir um consultório num grande centro do que ser médico em Mucurici, em Montanha...A saúde é pensada como negócio. Deveria haver concursos públicos com salários dignos e adequados pra médicos”, defende Furtado.

Reforma Política

Furtado defendeu a  reforma política no país, mas para ele o grande problema não são os partidos nanicos, que sempre são citados quando o assunto reforma política é discutido.

“Consideram os pequenos partidos, como partidos de aluguel. Então o problema do País seria o PSTU , o PCB e outros partidos pequenos? Dizem que nossas ideias não representam as ideia da população. Agora, quais são as ideais do PMDB? É o maior partido do País e o maior partido de aluguel do país. Nossos candidatos têm o mesmo discurso e nós que somos partidos de aluguel”, questionou o candidato.

Assista a íntegra da Sabatina Vitória com o candidato Raphael Furtado:

Aplicativo gratuito e hotsite

Quem preferir, poderá acompanhar a transmissão das sabatinas minuto a minuto no hotsite das Eleições 2014 do Folha Vitória.  A página traz ainda as principais notícias e pesquisas sobre o cenário eleitoral capixaba e nacional, além de todo o conteúdo especial, em áudio e vídeo, das entrevistas, sabatinas e debates realizados pelo Jornal On Line Folha Vitória, TV Vitória/Record e Rádio Vitória. Para conhecer o hotsite especial sobre as Eleições 2014, clique aqui. 

Além disso, os internautas podem baixar o aplicativo gratuito da Rede Vitória e ficar por dentro de tudo o que ocorre no cenário eleitoral do Estado e nacional.

Foto: Divulgação

O aplicativo gratuito Eleições 2014 Rede Vitória já está disponível para usuários do iPhone, na App Store. Além disso, usuários de aparelhos smartphone com sistema Android também podem baixá-lo. Para isso, basta acessar a Google Play. 

Vários internautas acompanharam a sabatina com o candidato Paulo Hartung, na quarta-feira (26), por meio do hotsite. Veja o que eles acharam, clique aqui.

Debate com os candidatos

Além das sabatinas na Rádio Vitória, a TV Vitória realizará um grande debate com todos os candidatos ao Palácio Anchieta, no dia 26 de setembro. O debate, com transmissão ao vivo, começará às 22h30.

Entrevistas individuais e sabatinas com especialistas

Comprometida em levar o melhor conteúdo aos eleitores capixabas, a TV Vitória já realizou entrevistas individuais com os candidatos ao governo e ao Senado. As entrevistas foram exibidas no Jornal da TV Vitória. Caso tenha perdido alguma das entrevistas com os candidatos ao governo, basta clicar nos links abaixo:

Em entrevista à TV Vitória, Casagrande destaca transparência no governo e investimento em saúde 

Em entrevista à TV Vitória, Camila Valdão defende ciclovas e tarifa zero no transporte público

Mauro Ribeiro acredita que é possível tarifa zero no transporte público

Em entrevista à TV Vitória, Paulo Hartung volta a atacar Casagrande

Em entrevista à TV Vitória, Roberto Carlos assume compromisso de criar universidade estadual

Na disputa pelo Senado, o candidato Raphael Furtado (PSTU) defendeu a suspensão do pagamento da dívida pública. Já o ex-prefeito de Vitória João Coser (PT) propôs o aumento do Fundo de Participação dos Municípios, que hoje é de 6,5%. O ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga (PV) defendeu a redução da maioridade penal. A candidata Rose de Freitas (PMDB) prometeu tirar o Espírito Santo do isolamento. O candidato do PSOL, André Moreira, não compareceu à entrevista.

Também foram realizadas sabatinas com especialistas em assuntos que devem estar presentes nas propostas de qualquer candidato, como mobilidade urbanasegurança pública, educação e saúde. 

Confira as datas: 

Sabatina candidatos ao Governo do Estado

02/09 - Camila Valadão - PSOL
09/09 - Mauro Ribeiro - PCB
16/09 - Renato Casagrande - PSB
23/09 - Roberto Carlos – PT

Sabatina candidatos ao Senado Federal

04/09 – João Coser - PT
11/09 – Rose de Freitas - PMDB
18/09 – André Moreira - PSOL
25/09 – Neucimar Fraga - PV

Pontos moeda