Política

Tucano rebate críticas de ministro ao aeroporto de MG

Redação Folha Vitória

São Paulo - O deputado estadual João Leite (PSDB-MG) reagiu às críticas feitas pelo Ministro do Turismo, Vinicius Lages, que disse nesta sexta, 22, que o Brasil precisa desenvolver a infraestrutura aeroportuária para "servir os brasileiros onde precisa, e não onde não precisa", em uma referência ao aeroporto de Cláudio (MG), construído pelo ex-governador de Minas Gerais e candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves. Para o deputado tucano, é "lamentável que o ministro manipule a realidade para fugir à sua responsabilidade". "A obra do aeroporto de Cláudio faz parte de um programa de apoio aos aeroportos de Minas que beneficiou um terço dos aeroportos do Estado", afirmou Leite, em nota.

Ainda segundo o tucano, o ministro devia explicar o "fiasco da sua gestão e do governo que representa". Leite afirmou que o governo chegou a anunciar a construção de 800 novos aeroportos regionais "e não fez nenhum". "Aécio construiu e entregou aeroportos para os mineiros. Dilma e o governo do ministro Lage preferiram investir recursos públicos em aeroportos de Cuba", atacou o deputado.

O aeroporto de Cláudio foi construído por Aécio quando ele era governador em uma área desapropriada de um parente do político. A pista não tem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil para funcionar, mas o candidato admitiu tê-la usado em visitas à fazenda da família.

"Construir um aeroporto que permita a aviação sem homologação é incompatível com o País que queremos", alfinetou Lages. O ministro disse que a aviação regional deve ser desenvolvida de maneira a evitar "novos aeroportos de Cláudio" e defendeu que a expansão regional e o transporte aéreo sejam encarados como política pública.

Pontos moeda