Política

Eleitor capixaba vai decidir voto na última hora, diz especialista sobre indecisos

Mauro Paiva disse que não acredita que haverá reviravoltas nestas eleições, mesmo com o grande número de eleitores que ainda não decidiram em quem vão votar

Foto: Divulgação

É grande o número de eleitores ainda indecisos no Espírito Santo. Segundo pesquisa do Instituto Flexconsult, divulgada na última segunda-feira (29), 14,1% dos capixabas ainda não decidiram o voto para governador e 20% ainda não sabem em quem votarão para senador.

Isso foi constatado levando-se em consideração a pesquisa estimulada (quando os candidatos são apresentados aos entrevistados). Na pesquisa espontânea os números chegam a 38,6% dos entrevistados para o governo do Estado e 58,7% para o Senado.

Cientista político e professor universitário Mauro Paiva comentou os números. “Há menos de uma semana para o pleito o que nos chama a atenção é o número de indecisos. Isso é o retrato da nossa cultura eleitoral. O brasileiro ainda é iniciante no processo de escolher os próprios representantes e acaba deixando para a última hora”, disse Paiva.

Apesar disso, o cientista político disse que não acredita em uma virada na reta final. “Os números da pesquisa do Instituo Flexconsult parece que reforçam os resultados de outros institutos. Nos últimos dias, poucas foram as alterações nas disputas pelo governo ou pelo senado em nosso Estado”.

Folha Vitória transmitirá apuração voto-a-voto 

O Folha Vitória vai transmitir, no próximo domingo, a apuração voto-a-voto das urnas do Espírito Santo. O eleitor capixaba vai poder acompanhar através do hotsite a contagem dos votos e conhecer, em primeira mão, os eleitos para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Se você ainda está indeciso, confira ainda no hotsite o perfil de todos os candidatos ao Governo do Espírito Santo e ao Senado. 

Pontos moeda