Política

Chefe do Detran diz que Contarato é oportunista e mente para justificar escolhas políticas

Carlos Lopes se pronunciou pela primeira vez depois das acusações do delegado Fabiano Contarato contra o órgão. Lopes falou depois do delegado afirmar que vai apoiar Paulo Hartung

Lopes disse que Contarato mentiu Foto: Reprodução Facebook

Pela primeira vez a direção do Detran-ES se pronunciou sobre as acusações do delegado Fabiano Contarato, que  relatou uma série de insatisfações com relação aos órgãos de trânsito. O diretor-geral do Detran-ES, Carlos Lopes, disse que Contarato está mentindo.

Contarato afirmou na semana passada que entre os motivos de sua remoção da Delegacia de Trânsito e Delitos estão a negação por parte do Detran estadual em fornecer nomes e endereços de motoristas com CNH suspensa ou cassada e o cancelamento de autos de infração de motoristas flagrados no bafômetro pelo Conselho Estadual de Trânsito.

“Ele (Contarato) falta com a verdade quando diz que não tem acesso a esses dados. Ele e toda a equipe dele têm acesso da mesma forma que o Batalhão de Trânsito. Eles têm acesso a qualquer dado do Detran pelo nosso sistema”, garantiu Carlos Lopes

As declarações de Lopes, que é filiado ao PSB, foram dadas após o delegado utilizar o Facebook para criticar, novamente, o órgão, o governo e para afirmar que vai apoiar a eleição de Paulo Hartung (PMDB) .

Lopes não quis comentar sobre a decisão de Contarato em apoiar a candidatura de Hartung. O delegado chegou a ser candidato ao Senado pelo PR, na coligação do governador Renato Casagrande (PSB), mas desistiu da disputa alegando motivos pessoais.

Apesar disso, o diretor do Detran-ES fez questão de rebater as acusações de Contarato de que o Estado não investia em educação no trânsito. “O governo investiu R$ 15 milhões somente na sinalização viária. Foram R$ 10 milhões investidos em educação no trânsito aos alunos do Estado”.

Pelo seu Facebook, o chefe do Detran disse ainda que Contarato está criando um factóide para justificar suas escolhas políticas. "Quero deixar claro para a sociedade capixaba que o Delegado e os (as) funcionários(as) da Delegacia de Delitos de Trânsito SEMPRE tiveram acesso ao banco de dados do DETRAN-ES para efetuaram consultas sobre a CNH de quem quer que seja, a qualquer hora e dia, com total transparência, da mesma forma como fazem os Policiais Militares do Batalhão de Trânsito. No mais, acredito que a luz da verdade dos fatos, as posturas oportunistas e demagogas não subsistirão.

A assessoria de Casagrande foi procurada para que ele se manifestasse sobre as declarações de Contarato, mas o governador não vai se pronunciar sobre o assunto.

Pontos moeda