Política

Esquema especial e reforço na segurança para as eleições no Estado

Juízes de plantão vão receber denúncias de crimes eleitorais como compra de voto e falsidade ideológica, na tentativa de votar no lugar de outra pessoa. Nas ruas, serão 6,5 mil PMs

Serão quase 8 mil urnas no Espírito Santo; cerca de 1,4 mil estão nos cartórios de reserva Foto: Divulgação

Para receber os 2.653.536 de eleitores capixabas nas 58 zonas eleitorais do Espírito Santo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) irá coordenar um esquema especial para o dia 5 de outubro. Serão 6,5 mil policiais militares nas ruas, no dia da eleição. Os juízes das 58 zonas eleitorais também estarão de plantão.

Os juízes de plantão vão receber denúncias de crimes eleitorais como compra de voto e falsidade ideológica, na tentativa de votar no lugar de outra pessoa. Os delegados dos 78 municípios capixabas também estarão de plantão para receber envolvidos em crimes eleitorais.

No Espírito Santo, serão 7.950 urnas eletrônicas. Em caso de problemas com o equipamento, cerca de 1,4 mil estarão à disposição dos colégios eleitorais para substituição imediata.

As urnas já estão preparadas para computarem os votos. Segundo o TRE-ES, apenas alguns ajustes finais devem ser feitos, nos próprios cartórios, onde as urnas ficam armazenadas.

No dia 5 de outubro, 2.653.536 de capixabas irão votar para escolher o presidente, governador, senador, deputados federais e estaduais. Se comparado às últimas eleições, houve um aumento de 200 mil eleitores no Estado.

Cerveja liberada no dia das eleições

Além do esquema especial de segurança, o TRE-ES, aprovou a venda de bebidas alcoólicas no Estado no dia das eleições. Com a decisão, o comércio vai poder comercializar bebida alcoólica em todo o território capixaba. Na eleição de 2010 o TRE-ES aprovou uma resolução que proibia a comercialização de bebidas alcoólicas no dia da votação, de 8 horas às 17 horas.

Detenção somente em flagrante

Lei eleitoral: nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito Foto: Agência Brasil

A legislação eleitoral prevê que, a partir desta terça-feira (30) e até 48 horas após o encerramento das eleições, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto.

Caso haja eleição em segundo turno para presidente da República ou governador, previsto para o dia 26 de outubro, a proibição da prisão de eleitor passa a valer a partir do dia 21 de outubro e também vigora até 48 horas depois do encerramento da votação.

Perfil do eleitor capixaba

A maioria dos eleitores do Espírito Santo é do sexo feminino e tem entre 25 e 59 anos Foto: Agência Brasil

Ainda de acordo com o próprio TRE-ES, a maioria dos eleitores do Espírito Santo é do sexo feminino. São 1.374.381 mulheres que devem votar este ano, contra 1.277.091 homens. Com relação a faixa etária, 24,7% dos eleitores têm entre 45 e 59 anos, 23,8% são de pessoas de 25 e 34 anos e 20, 2% têm entre  35 e 44 anos.

Os dados do TRE mostram, ainda, que do eleitorado capixaba, 59,7% (1.585.760) são solteiros e 35% casados. Com relação ao grau de instrução, a maior parte (31.381), tem o ensino fundamental incompleto e mais de 123.562 são analfabetos. 125.035 têm o ensino superior completo.

Folha Vitória transmitirá apuração voto-a-voto 

O jornal online Folha Vitória vai transmitir, no próximo domingo, a apuração voto-a-voto das urnas do Espírito Santo. O eleitor capixaba vai poder acompanhar através do hotsite a contagem dos votos e conhecer, em primeira mão, os eleitos para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Se você ainda está indeciso, confira ainda no hotsite o perfil de todos os candidatos ao Governo do Espírito Santo e ao Senado.

A simulação está disponível no site do TSE. Foto: Reprodução

Simulador de voto

O endereço eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dispõe ao eleitor uma simulação da votação. Os partidos e candidatos são fictícios, mas a maneira de votar, bem como a ordem dos candidatos que serão votados, é real. Para fazer a simulação, clique aqui.

Pontos moeda