Política

Juíza capixaba é eleita terceira desembargadora do TJES

A magistrada ocupava provisoriamente esta vaga desde novembro de 2012, quando foi convocada para compor o quórum do tribunal pleno do Tribunal de Justiça

Janete é a terceira desembargadora eleita no Judiciário capixaba. Foto: Divulgação

O Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) elegeu nesta quinta-feira (4) a juíza de Direito Janete Vargas Simões como a terceira desembargadora de sua história. A magistrada, eleita com 20 votos pelo critério de merecimento, deve ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Arnaldo Santos Souza. Outros seis magistrados também foram eleitos. 

A magistrada ocupava provisoriamente esta vaga desde novembro de 2012, quando foi convocada por meio do Ato Especial nº 1.227/2012, publicado no Diário da Justiça no dia 13 de novembro de 2012, para compor o quórum do Tribunal Pleno, da Primeira Câmara Cível e do Primeiro Grupo de Câmaras Cíveis Reunidas do TJES.

Além da cadeira que deve ser ocupada pela magistrada Janete Vargas Simões, há ainda outras seis vagas de desembargador no TJES. Duas delas foram abertas com as aposentadorias dos desembargadores Maurílio Almeida de Abreu e Roberto da Fonseca Araújo. As outras quatro foram criadas pela Lei Complementar nº 661/2012. As cadeiras serão ocupadas, de forma alternada, pelos critérios de antiguidade e merecimento, sendo a próxima delas por antiguidade.

Ao todo, inscreveram-se para concorrer aos sete cargos de desembargador 29 magistrados. Nesta quinta, para o preenchimento da primeira vaga pelo critério de merecimento, os desembargadores que compõem o Tribunal Pleno votaram, cada um, em três candidatos. Após a votação, além da eleita Janete Vargas Simões, figuram na lista tríplice os magistrados Fernando Estevam Bravin Ruy e Marianne Júdice de Mattos.

Pontos moeda