Política

Camila Valadão defende ruptura do modelo econômico e participação do povo no Governo

Essa foi a solução da candidata ao Governo do Estado apresentada na sabatina realizada pela Rádio Jovem Pan News. Camila também fez críticas a Hartung e Casagrande

Camila Valadão é candidata ao governo pelo PSOL Foto: Leonardo Gurgel

A Rádio Jovem Pan News Vitória realizou na tarde desta terça-feira (2) mais uma sabatina com candidato ao Governo do Estado. A entrevistada foi a assistente social Camila Valadão (PSOL), que apresentou propostas diferentes dos demais candidatos como ruptura do modelo econômico atual em favor do social, mais repasse para a Saúde e participação popular no governo.

No dia 26 de agosto o candidato ao Governo do Estado Paulo Hartung (PMDB) foi o primeiro a participar da série de sabatinas realizadas pela Jovem Pan News e com transmissão do Folha Vitória. Na última quinta-feira (28) o sabatinado foi o candidato ao Senado Raphael Furtado (PSTU). Na próxima quinta-feira (4) a participação será do candidato ao Senado João Coser (PT).

Educação

Camila defende um modelo de escola em tempo integral.

“Quando se fala escola em tempo integral, precisa ir além sala de aula. Não faz sentido manter escolas em tempo integral se se resume apenas na sala de aula, Como que é possível integrar diferentes atividades? Aulas de música, atividades esportivas, culturais, isso é educação integral. Hoje os investimentos em educação são baixos perto do que deveria ser. 10% do PIB deveriam ir pra educação, é uma pauta nacional”.

A candidata foi perguntada se o presidente eleito não fosse do PSOL e não concordasse em repassar os 10% para a Educação como ela agiria no Estado se fosse a governadora.

“Hoje há políticas de incentivos fiscais. No Espírito Santo entre 2004 e 2010, quando Paulo Hartung governou, R$ 20 bilhões deixaram de ser arrecadados a partir de isenções fiscais para o empresariado. Deixou de ser arrecadado pra quem? 70% apenas para três grandes empresas, que deixaram de contribuir. Com  R$ 20 bilhões daria para investir muito em Educação, Saúde e Políticas Sociais”

Investimento na indústria

Camila respondeu que não acredita que o Estado deixaria de gerar empregos caso houvesse a suspensão de incentivos fiscais para grandes grupos empresariais. 

“Não acho que seja verdade, o Estado é atrativo. Que  tipo de empresa vai ser implementada aqui? Não queremos empresas que provoquem grandes prejuízos ambientais. Que modelo de desenvolvimento é esse q destrói o planeta? Dados do Ministério do Trabalho apontam que a maior parte dos empregos são concentrados nas micro e pequenas empresa e não nos grandes empreendimentos. Modelo de desenvolvimento hoje polui muito e emprega pouco. As grandes poluidoras já fizeram muita festa no Estado”

Governabilidade

Camila respondeu como seria o diálogo com uma possível Assembleia Legislativa onde ela não tivesse apoio de deputados do seu partido. A candidata disse que se a Assembleia governasse em favor da população e também do Governo do Estado não haveria a necessidade de se pensar em  governabilidade.

"Embora estejamos numa democracia representativa, que tem muitos problemas, acho que povo deve estar no comando. Deve haver ampliação da participação popular, onde o povo possa decidir onde vai construir escolas, hospitais. Quanto mais o povo participar, mais se sentem parte”.

Segundo turno

Camila acredita que estará no segundo turno, mas caso isso não aconteça ela já sabe qual será a sua posição, não vai apoiar nenhum candidato.

“Se não estivermos no segundo turno não apoiaremos nenhum dos dois candidatos (Paulo Hartung e Renato Casagrande). Os dois representam o mesmo projeto, estão palanques distintos, mas vale recordar que Paulo Hartung  que elegeu Casagrande. Romperam por interesses quais não conhecemos. Romperam por interesses privados, da elite capixaba, que nós e a ampla maioria da população não conhecemos. Não apoiaremos nenhum dos dois porque, pra nós, são farinha do mesmo saco”.

Assista a íntegra da sabatina com a candidata:

Baixe o aplicativo Eleições 2014 Rede Vitória

Já está disponível para download o aplicativo gratuito Eleições 2014 Rede Vitória. Usuários de Iphone e de smartphones com sistema Android já podem baixá-lo através da App Store ou da Google Play

Após baixar o app, você receberá notificações sobre as próximas datas dos debates e sabatinas realizados pela Rede Vitória e transmitidos em tempo real no seu celular. Assim como nas redes sociais, o app incorpora a ferramenta "gostei" e "não gostei" permitindo que o eleitor curta ou não os comentários e propostas dos candidatos durante a transmissão. 

Além do aplicativo, o Folha Vitória lançou hotsite especial sobre as Eleições 2014. Os dois novos produtos jornalísticos foram desenvolvidos para o capixaba acompanhar e interagir com o conteúdo produzido em todas as plataformas da Rede Vitória – rádio, TV e jornal online – sobre as Eleições 2014. A página traz as principais notícias e pesquisas sobre o cenário eleitoral capixaba e nacional, além de todo o conteúdo especial, em áudio e vídeo, das entrevistas, sabatinas e debates realizados pelo Jornal On Line Folha Vitória, TV Vitória/Record e Jovem Pan News.

Antes de decidir o seu voto, você pode conferir ainda através do hotsite o perfil de todos os candidatos ao Governo do Espírito Santo e ao Senado. Afinal, quanto mais o eleitor conhece sobre os postulantes, menores são as chances de se decepcionar após o voto. 

Assim como em todos os demais pleitos, no dia da eleição, o eleitor capixaba também poderá acompanhar, em tempo real pelo hotsite, a apuração voto-a-voto das urnas eletrônicas. 

Calendário das sabatinas e debate na Jovem Pan News e TV Vitória

As sabatinas da Jovem Pan News/Folha Vitória com os candidatos ao Governo do Espírito Santo e ao Senado começam no dia 26 de agosto e você acompanha tudo através do hotsite e do aplicativo gratuito. Já o grande debate da TV Vitória com os candidatos ao Palácio Anchieta será no dia 26 de setembro, às 22h30. Confira as datas: 

Sabatina candidatos ao Governo do Estado
 

09/09 - Mauro Ribeiro - PCB
16/09 - Renato Casagrande - PSB
23/09 - Roberto Carlos – PT
 
Sabatina candidatos ao Senado Federal
 
04/09 – João Coser - PT
11/09 – Rose de Freitas - PMDB
18/09 – André Moreira - PSOL
25/09 – Neucimar Fraga - PV

Pontos moeda