Política

Em visita ao Espírito Santo, Eduardo Jorge diz PT cria “voto de cabresto”

O ex-candidato disse ainda que não concorda com votos nulos ou brancos, mas que os apoiadores do PV no primeiro turno estão livres para votar neste segundo turno

O ex-candidato veio ao Estado a convite do prefeito da Serra, Audifax Barcelos Foto: Divulgação/Prefeitura

Em visita ao Espírito Santo, nesta sexta-feira (24), o ex-candidato à Presidência da República, Eduardo Jorge (PV), reforçou seu apoio ao candidato Aécio Neves (PSDB), neste segundo turno, e criticou a gestão petista.

Em coletiva de imprensa, o médico sanitarista explicou os motivos que o levaram a apoiar o candidato tucano, e destacou que se trata de um apoio “crítico e independente”.

Segundo Eduardo Jorge, nas questões econômicas e sociais “o PT e o PSDB não são tão diferentes”. No entanto, o verde acusou o Partido dos Trabalhadores (PT) de utilizar determinados programas sociais, como o Bolsa Família, para a criação de estratégias comparáveis ao “voto de cabresto”.

“Eles (os partidos PT e PSDB) tentam reforçar as diferenças para conquistar votos, e até criar votos de cabresto, como o PT cria em relação ao Bolsa Família, que é uma questão detestável. Como pode um partido socialista criar essa ameaça sobre a população pobre? Está escravizando a população que precisa do Bolsa Família. O Bolsa Família é uma coisa necessária, mas não podem ficar ameaçando como fazem na Paraíba e aqui no Espírito Santo. Isso é errado”, enfatizou. 

O ex-candidato disse ainda que não concorda com votos nulos ou brancos, mas que os apoiadores do PV no primeiro turno estão livres para votar, independente da posição do partido no segundo turno. “O eleitorado que votou na gente é livre pra votar em quem quiser. O eleitor é sempre livre. Não vamos repetir o que fizemos em 2010. Vamos nos posicionar enquanto liderança democrática, e o nosso diretório já decidiu apoiar Aécio. Achamos que haverá uma possibilidade maior de diálogo”.

Reserva ambiental

Eduardo Jorge veio ao Estado a convite do Prefeito da Serra, Audifax Barcelos (PSB), para participar da inauguração da Reserva Ambiental de Jacuném, no bairro Barcelona.  Ele parabenizou a iniciativa do município em planejar a recuperação das suas áreas degradadas. “A questão de meio ambiente é uma questão de todos nós. A Serra é uma cidade completa e precisa da ajuda do seu povo trabalhador”.

O partido de Audifax, o PSB, assim como PV estão juntos na coligação que declarou apoio ao candidato Aécio Neves (PSDB), neste segundo turno.

No período da tarde, o ex-candidato participou de uma entrevista coletiva, e se reuniu como militantes na sede do PV, em Vitória.

Pontos moeda