Política

Guia do Eleitor: Tire dúvidas sobre título de eleitor e votação nas Eleições 2014

Veja datas, horários e documentos necessários para votar. Eleitor que não puder votar encontrará informações para a justificativa. Não é permitido entrar na cabine de votação com celular

Tire todas as suas dúvidas sobre a votação Foto: Agência Brasil

Neste domingo (5), mais de 2 milhões de eleitores capixabas deverão comparecer aos seus locais de votação, das 8h às 17 horas, para votar em candidatos aos cargos de deputado estadual ou distrital, deputado federal, senador, governador e presidente da República. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor deve levar em média um minuto e 14 segundos para votar na urna eletrônica - o tempo considera o momento em que o eleitor se apresenta ao mesário e vai à cabine de votação até o último voto na urna eletrônica.

Na hora de escolher o seu candidato, muitas dúvidas relacionadas à eleição surgem. O Folha Vitória preparou um guia com  alguns dos questionamentos mais frequentes de eleitores. Confira abaixo

Qual é a ordem de votação?
Nestas eleições, o eleitor vai votar na seguinte ordem: deputado estadual/distrital, deputado federal, senador, governador e por último, presidente da República.

Quais documentos devo levar para votar?
O eleitor deve levar para o dia da votação pelo menos um documento de identificação com foto. Serve carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte. Levar o título de eleitor não é obrigatório. Mesmo com o título em mãos, o eleitor deve apresentar também o documento de identificação com foto.

Qual é a punição para quem não votar e não justificar a ausência?
Para quem perde o prazo da justificativa, a Justiça Eleitoral é aplicada  uma multa, de aproximadamente R$ 3, mas pode ser multiplicada até por dez vezes, de acordo com decisão do juiz eleitoral. Quem deixar de votar e justificar por três votações seguidas (cada turno é considerado uma votação) tem o título de eleitor suspenso.

Como faço para saber meu local de votação?
O Tribunal Superior Eleitoral oferece na página da internet a consulta dos locais onde cada eleitor votará. Clique aqui e veja o endereço da página. É necessário preencher o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe. Se persistir a dúvida, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral da região.

Ainda dá tempo de transferir meu título de cidade?
Não. O prazo para pedir transferência de domicílio eleitoral acabou em 7 de maio. Para votar nestas eleições, o eleitor que se mudou terá que comparecer à cidade onde está registrado seu título ou pedir o voto em trânsito nas cidades com mais de 200 mil eleitores. No Espírito Santo, apenas Vila Velha, Serra, Vitória e Cariacica, terão o voto em trânsito nessas eleições.

E quem estiver viajando no dia das eleições?
Os eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral no dia da votação, podem pedir voto em trânsito se estiver em alguma cidade com mais de 200 mil eleitores ou devem justificar a ausência. Os cartórios eleitorais deixam à disposição dos eleitores os formulários de justificativa. O formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral também pode ser obtido no site do TSE. O prazo para justificativa é de até dois meses depois da votação. No caso de quem ainda estiver no exterior mesmo depois de decorridos os dois meses, o prazo para justificar passa a ser de um mês após o retorno ao Brasil.

Quem mora no exterior também deve votar?
O eleitor que morar fora e tiver o título eleitoral cadastrado no exterior é obrigado a votar para presidente da República, em postos nas embaixadas e consulados. Aqueles que moram no exterior, mas têm domicílio eleitoral no Brasil, devem justificar a ausência até um mês depois de retornar ao Brasil.

Meu título foi suspenso. Saiba quais são as conseqüências
Caso o sei título seja cancelado, você será impedido de assumir cargo público. Os empregados no serviço público não podem receber salário. Não é possível obter empréstimos em bancos mantidos pelo governo, tirar passaporte, carteira de identidade, nem renovar matrícula em estabelecimento público de ensino. Também não pode votar.

O que é boca de urna?
A boca de urna é a propaganda eleitoral no dia da eleição pelo uso de alto falante e amplificadores de som, promoção de comícios ou carreatas, além da distribuição de material de propaganda política. É uma prática proibida pela Lei Eleitoral e conceituada como crime, punível com pena de detenção de seis meses a um ano e multa.

Posso vestir camisa e acessórios do meu candidato no dia da votação?
Sim. Desde que não haja pedido de voto, isso não configura a prática de boca de urna, que é um crime eleitoral.

Pessoas com deficiência poderão votar acompanhadas?
A pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida poderá entrar na cabine com alguém de sua confiança para votar, desde que autorizada pelo presidente da seção. O acompanhante poderá, inclusive, digitar os números na urna eletrônica.  

O voto em trânsito vale para deputados e senadores?
Não. A possibilidade do voto em trânsito permite apenas a eleição para presidente da República.

Qual são os dias e horários da votação?
O primeiro turno da eleição será no dia 5 de outubro e o segundo turno (se houver), no dia 26. Nos dois dias, a votação começa às 8h e termina às 17h no horário local. Quem já estiver na fila às 17h vai poder votar, mesmo se chegar à urna depois desse horário.

Posso levar celular para a cabine de votação?
De acordo com a legislação eleitoral, é proibido entrar na cabine de votação com celular, máquina fotográfica, filmadora, aparelho de radiocomunicação ou qualquer equipamento que comprometam o sigilo do voto.

Cartilha Tribunal Regional Eleitoral (TRE)
O  TRE divulgou uma cartilha pela internet com as informações necessárias para as eleições deste ano. O panfleto traz as datas do primeiro e do segundo turno, a lista dos documentos necessários e a ordem que a urna eletrônica irá apresentar os candidatos. Clique aqui

Acompanhe a apuração voto-a-voto no Folha Vitória

O Folha Vitória vai transmitir a apuração dos votos em tempo real Foto: Divulgação

O jornalismo da Rede Vitória estará de plantão com as equipes de profissionais para levar ao público todas as notícias no momento em que elas acontecem. 

No jornal online Folha Vitória, a cobertura começa bem cedo, com informações desde o início da votação até o fim da eleição. A partir das 17 horas, o jornal começa a transmitir a apuração voto-a-voto no hotsite do Folha Vitória. O eleitor vai poder acompanhar em tempo real a contagem de votos em todos os municípios capixabas. 

Além disso, repórteres vão acompanhar toda a movimentação do dia das eleições 2014 no Espírito Santo. A TV Vitória também está com uma estrutura especial para cobertura do processo eleitoral. 

Logo após o fim da votação nas urnas, a emissora vai transmitir um programa ao vivo e especial com o balanço do que foi notícia durante o dia. O jornalista Alex Cavalcanti será o âncora do programa e vai mostrar toda a repercussão do resultado da votação. 

Especialistas sobre o assunto estarão no estúdio da TV Vitória para realizar uma análise da eleição no Espírito Santo e também no cenário nacional. O programa começa a ser exibido a partir das 17 horas.

Para receber os 2.653.536 de eleitores capixabas nas 58 zonas eleitorais do Espírito Santo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) irá coordenar um esquema especial para o dia 5 de outubro. Serão 6,5 mil policiais militares nas ruas, no dia da eleição. Os juízes das 58 zonas eleitorais também estarão de plantão.

Pontos moeda