Política

Marina amplia vantagem e Dilma cresce na disputa presidencial no Espírito Santo

Marina Silva (PSB) tem 34,4% das intenções de votos. Em seguida, Dilma Rousseff (PT), aparece com 31,2%. O candidato do PSDB, Aécio Neves é o terceiro com 19,5%.

Marina tem 34,4% dos votos no ES Foto: R7

A candidata Marina Silva (PSB) continua tendo a preferência dos capixabas na corrida eleitoral pela presidência da República, de acordo com a nova pesquisa realizada pelo Instituto FlexConsult e divulgada neste sábado (04), um dia antes das eleições. O estudo foi feito entre os dias 29 de setembro e 03 de outubro. Confira os dados da pesquisa anterior para presidente no Espírito Santo

De acordo com o levantamento induzido, a socialista tem 34,4% das intenções de votos. Em seguida vem a presidente e candidata a reeleição Dilma Rousseff (PT), com 31,2%. O candidato do PSDB, Aécio Neves é o terceiro com 19,5%. 

Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL), Zé Maria (PSTU) e Levy Fidelix (PRTB), Eduardo Jorge (PV), Rui Costa Pimenta (PCO) e outros têm juntos 2,5%. Votos Branco/Nulo são 3,5% e Não souberam/não responderam e indecisos representam 8,9% das respostas. 

Na sondagem Espontânea, Marina Silva aparece com 32,8% dos votos, contra 29,6% de Dilma. Aécio Neves aparece em terceiro lugar com 18,3% dos votos. Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL), Zé Maria (PSTU) e Levy Fidelix (PRTB), Eduardo Jorge (PV), Rui Costa Pimenta (PCO) e outros têm juntos 2,3%. Votos Branco/Nulo são 2,3% e Não souberam/não responderam e indecisos representam 14,7% das respostas. 

Ainda de acordo com a FlexConsult, Dilma tem a maior rejeição entre os entrevistados na pesquisa induzida, com 41,3%. Marina vem em segundo com 16,4% e em seguida Aécio Neves 7,7%. Na rejeição espontânea, 39,4% dos entrevistados disseram que não votariam na presidente Dilma se as eleições fossem hoje. Marina tem 15% de rejeição e Aécio Neves possui 7,4%.

O Instituto Flexconsult realizou mil entrevistas na Grande Vitória e regiões noroeste, litoral norte, Central e Sul entre os dias 29 de setembro e 03 de outubro.  A margem de erro é de 3,1% e o Nível de Confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número: ES-00034/2014 e BR-00994/2014.

Voto-a-voto no Folha Vitória: Eleitor poderá acompanhar apuração por tablets e smartphones

Neste domingo (5), mais de 2,6 milhões de eleitores no Espírito Santo vão às urnas para escolher seus representantes para Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Câmara Federal, Senado e presidência da República. E o jornalismo da Rede Vitória estará de plantão com as equipes de profissionais para levar ao público todas as notícias no momento em que elas acontecem. 

No jornal online Folha Vitória, a cobertura começa bem cedo, com informações desde o início da votação até o fim da eleição. A partir das 17 horas, o jornal começa a transmitir a apuração voto-a-voto no hotsite do Folha Vitória. O eleitor vai poder acompanhar em tempo real a contagem de votos em todos os municípios capixabas. 

Além disso, repórteres vão acompanhar toda a movimentação do dia das eleições 2014 no Espírito Santo. A TV Vitória também está com uma estrutura especial para cobertura do processo eleitoral. 

Logo após o fim da votação nas urnas, a emissora vai transmitir um programa ao vivo e especial com o balanço do que foi notícia durante o dia. O jornalista Alex Cavalcanti será o âncora do programa e vai mostrar toda a repercussão do resultado da votação. 

Especialistas sobre o assunto estarão no estúdio da TV Vitória para realizar uma análise da eleição no Espírito Santo e também no cenário nacional. O programa começa a ser exibido a partir das 17 horas.

Para receber os 2.653.536 de eleitores capixabas nas 58 zonas eleitorais do Espírito Santo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) irá coordenar um esquema especial para o dia 5 de outubro. Serão 6,5 mil policiais militares nas ruas, no dia da eleição. Os juízes das 58 zonas eleitorais também estarão de plantão.

Pontos moeda