Política

Outdoors poderão ser extintos em Vitória

Proposta do vereador do PMDB Zezito Maio, prevê despoluição de toda a Capital, com a extinção dos outdoors e substituição pelo painéis de led

Vereador quer acabar com todos os outdoor de Vitória Foto: Divulgação

Vereadores de Vitória começam a discutir o fim dos outdoors nas ruas da Capital. A emenda foi protocolado nessa quarta-feira (29) pelo vereador Zezito Maio (PMDB). Além dela, a Câmara de Vereadores também analisa o projeto do executivo que prevê a regularização de fachadas no Centro da Capital.   

O projeto do prefeito Luciano Rezende, enviado no dia (16), estava tramitando em caráter de urgência, e tramita normal após sessão dessa tarde. O projeto visa padronizar placas de identificação e limpar as fachadas das lojas no trecho entre o Colégio Estadual, no Forte São João, e o cais do hidroavião, em Santo Antônio. 

Ele determina, ainda, um letreiro por estabelecimento e proíbe painéis e outdoor na região. Já os imóveis tombados ou de interesse de preservação terão atenção especial, sendo permitido colocar placas comerciais apenas nos vãos das portas e, somente nesses casos, mais de um letreiro.

Já a emenda do vereador Zezito prevê a extinção dos outdoors em toda a cidade, apenas serão permitido painéis de led (luminisos). “Eu sou a favor é de não ter nenhum, mas eu votei autorizando os de led. O projeto é polêmico, e a população pede para retirar, isso enfeia a cidade”, comentou o vereador.

Com o uso dos painés de led mais de um anúncio poderá ser exposto no mesmo local, reduzindo a quantidade de outdoors espalhados pela cidade. A lei é inspirada na Lei Cidade Limpa, de São Paulo. Zezito ainda reforçou que o número de outdoors tem crescido em Vitória, e citou o exemplo do clube Álvares Cabral, onde segundo ele, antes haviam duas placas e agora são seis. 

O vereador também destacou que se a emenda for reprovada ele vai insistir. “Não vou me cansar, se a emenda for reprovada vou insistir, para despoluir a cidade inteira”.

Pontos moeda