Política

Resultados da eleição presidencial começam a ser divulgados depois das 20 horas

Com a adoção do horário de verão, o Estado do Acre ficará com três horas a menos em relação à capital do país e terminará a votação às 17 horas locais

Mesmo com o horário de verão, o período de votação não será alterado Foto: Agência Brasil

Por causa do horário de verão, que começou no último domingo (19) nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os primeiros resultados do segundo turno das eleições para a Presidência da República só começarão a ser divulgados às 20h (horário de Brasília) pelo Tribunal Superior Eleitoral. Isso porque os números só podem ser conhecidos depois que todos os estados finalizarem a votação.

Com a adoção do horário de verão, o Acre ficará com três horas a menos em relação à capital do país e terminará a votação às 17h locais - 20h em Brasília. Os resultados de pesquisas de boca de urna também só poderão ser tornados públicos a partir das 20h.

Mesmo com o horário de verão, o período de votação não será alterado, ou seja, permanecerá das 8h às 17h, obedecendo o horário local. Os resultados do segundo turno para governador nos 13 estados e no Distrito Federal começarão a ser divulgados logo após o término da votação em cada estado (17h, pelo horário local).

Os estados do Nordeste, além do Tocantins, do Pará e do Amapá, que não adotam o horário de verão, estão com uma hora a menos em relação a Brasília. Em Roraima, Rondônia e na maior parte do Amazonas, a diferença atualmente é de duas horas a menos em relação ao horário oficial. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde o horário de verão é adotado, estão com uma hora a menos. Por causa do fuso horário e do horário de verão, o estado do Acre e parte do Amazonas têm três horas a menos em relação a Brasília.

Voto-a-voto no Folha Vitória: Eleitor poderá acompanhar apuração por tablets e smartphones

A partir das 17 horas, o jornal Folha Vitória começa a transmitir a apuração voto-a-voto no hotsite. Para acompanhar clique aquiO eleitor vai poder acompanhar em tempo real a contagem de votos em todos os estados do país. Neste domingo (26), mais de 2,6 milhões de eleitores no Espírito Santo voltam às urnas para escolher o novo presidente da República. O jornalismo da Rede Vitória está de plantão com as equipes de profissionais para levar ao público todas as notícias no momento em que elas acontecem desde o início da votação até o fim da eleição. 

Participe pelo WhatsApp do Folha!

E você pode participar e ajudar a equipe de jornalismo do Folha Vitória enviando fotos e informações do seu local de votação e também da movimentação durante todo o dia da eleição. Presenciou filas, tumultos, urnas quebradas, confusão, presença de cabos eleitorais ou sujeira nas ruas? Envie para nossa produção, que está de plantão na cobertura do processo eleitoral. 

Só não vale fazer selfie nas urnas e fotos na hora de registrar o voto, até porque essa prática é considerada crime eleitoral e o eleitor que fizer isso poderá pagar multa e até ser preso. 

Para participar, é bem simples: basta adicionar o número de telefone do Folha Vitória (99943-2228) na lista de contatos do seu celular e utilizar o aplicativo de mensagens WhatsApp para enviar fotos, sugestões de pautas e notícias sobre tudo que acontece no Espírito Santo.

Pontos moeda