Política

Sobe para 24 o número de urnas que precisaram ser substituídas no ES

Os problemas com as urnas, porém, não prejudicou a votação em nenhum colégio eleitoral, já que foram substituídas imediatamente. As informações são do Tribunal Regional Eleitoral

Cerca de 1,4 mil urnas eleitorais estão de reserva no Espírito Santo, segundo o TRE-ES Foto: Agência Brasil

Subiu para 24 o número de urnas eletrônicas que apresentaram problemas e precisaram ser substituídas no Espírito Santo. Até as 15h30 deste domingo (5), 24 urnas apresentaram problemas, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). No último levantamento, eram 16 urnas defeituosas.

Os problemas com as urnas, porém, não prejudicou a votação em nenhum colégio eleitoral, já que foram substituídas imediatamente.

As urnas que deram problema foram nos municípios de Águia Branca, Boa Esperança, Colatina, Rio Bananal e São Mateus, na região Norte do Espírito Santo. Na região Sul do Estado, houve registros de problema em urnas de Itapemirim, Cachoeiro de Itapemirim e em Jerônimo Monteiro. Já na Grande Vitória: Serra, Vitória e Viana.

Cerca de 2.653.536 eleitores capixabas irão votar para escolher o presidente, governador, senador, deputados federais e estaduais. No Espírito Santo, serão 7.950 urnas eletrônicas. Em caso de problemas com o equipamento, cerca de 1,4 mil estarão à disposição dos colégios eleitorais para substituição imediata, segundo o TRE-ES.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) coordena um esquema especial nas eleições. São 6,5 mil policiais militares nas ruas. Os juízes das 58 zonas eleitorais também estão de plantão.

Número de urnas com problema no ES*

>> Águia Branca: 1
>> Boa Esperança: 2
>> Cachoeiro de Itapemirim: 4
>> Cariacica: 1

>> Colatina: 1
>> Guarapari: 1
>> Itapemirim: 2
>> Jerônimo Monteiro: 2
>> Rio Bananal: 1
>> São Mateus: 1
>> Serra: 2
>> Viana: 2
>> Vitória: 2

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES)
*Até as 13h, o TRE-ES não havia divulgado o local de duas urnas que precisaram ser substituídas

Voto-a-voto no Folha Vitória: eleitor poderá acompanhar apuração por tablets e smartphones

Neste domingo (5), mais de 2,6 milhões de eleitores no Espírito Santo vão às urnas para escolher seus representantes para Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Câmara Federal, Senado e presidência da República. E o jornalismo da Rede Vitória estará de plantão com as equipes de profissionais para levar ao público todas as notícias no momento em que elas acontecem. 

No jornal online Folha Vitória, a cobertura começa bem cedo, com informações desde o início da votação até o fim da eleição. A partir das 17 horas, o jornal começa a transmitir a apuração voto-a-voto no hotsite do Folha Vitória. O eleitor vai poder acompanhar em tempo real a contagem de votos em todos os municípios capixabas. 

Além disso, repórteres vão acompanhar toda a movimentação do dia das eleições 2014 no Espírito Santo. A TV Vitória também está com uma estrutura especial para cobertura do processo eleitoral. 

Logo após o fim da votação nas urnas, a emissora vai transmitir um programa ao vivo e especial com o balanço do que foi notícia durante o dia. O jornalista Alex Cavalcanti será o âncora do programa e vai mostrar toda a repercussão do resultado da votação. 

Especialistas sobre o assunto estarão no estúdio da TV Vitória para realizar uma análise da eleição no Espírito Santo e também no cenário nacional. O programa começa a ser exibido a partir das 17 horas.

Para receber os 2.653.536 de eleitores capixabas nas 58 zonas eleitorais do Espírito Santo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) irá coordenar um esquema especial para o dia 5 de outubro. Serão 6,5 mil policiais militares nas ruas, no dia da eleição. Os juízes das 58 zonas eleitorais também estarão de plantão.

Pontos moeda