Política

Sujeira eleitoral: locais de votação amanhecem cobertos de "santinhos" na GV

Leitores do jornal online Folha Vitória enviaram à redação imagens que mostram ruas já sujas, com propaganda eleitoral. O horário de votação mal tinha começado e já tinha sujeira

A sede o Ifes, em Vitória, é apenas um exemplo da sujeira Foto: Reprodução/Célia Feriane/Utilidade Capixaba

Mesmo com a campanha Cidade Limpa, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), alguns candidatos capixabas parecem que ainda não se conscientizaram. O horário de votação mal tinha começado, neste domingo (5), e diversas vias da Grande Vitória já estavam repletas dos chamados "santinhos".

Leitores do jornal online Folha Vitória enviaram à redação imagens que mostram ruas já sujas, com propaganda eleitoral. Nas redes sociais, a repercussão também foi grande. Veja a galeria de fotos. Clique aqui.

Na campanha do TRE-ES, cinco coligações, que representam mais de 80% dos partidos políticos registrados, aderiram à campanha, mas parece que os candidatos não seguiram o acordado.

Por volta das 8 horas, o bairro Praia da Costa, em Vila Velha, já estava com muita propaganda pelo chão. No bairro Jardim da Penha, em Vitória, também há sujeira, principalmente nas proximidades de colégios eleitorais.

No Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), localizado na Avenida Vitória, na Capital, o material de propaganda eleitoral estava espalhado antes mesmo do horário de votação.

Na Serra, no bairro Feu Rosa, mais um registro de sujeira espalhada pelo chão, antes mesmo da abertura dos portões de um colégio para votação do bairro. Por volta 7h40, a Rua dos Cravos, onde fica uma escola, já estava cheia de papéis espalhados.

De acordo com a legislação eleitoral, os candidatos podem ser punidos caso sejam pegos em flagrante distribuindo propaganda eleitoral, no dia da eleição.

Voto-a-voto no Folha Vitória: eleitor poderá acompanhar apuração por tablets e smartphones

Neste domingo (5), mais de 2,6 milhões de eleitores no Espírito Santo vão às urnas para escolher seus representantes para Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Câmara Federal, Senado e presidência da República. E o jornalismo da Rede Vitória estará de plantão com as equipes de profissionais para levar ao público todas as notícias no momento em que elas acontecem. 

No jornal online Folha Vitória, a cobertura começa bem cedo, com informações desde o início da votação até o fim da eleição. A partir das 17 horas, o jornal começa a transmitir a apuração voto-a-voto no hotsite do Folha Vitória. O eleitor vai poder acompanhar em tempo real a contagem de votos em todos os municípios capixabas. 

Além disso, repórteres vão acompanhar toda a movimentação do dia das eleições 2014 no Espírito Santo. A TV Vitória também está com uma estrutura especial para cobertura do processo eleitoral. 

Logo após o fim da votação nas urnas, a emissora vai transmitir um programa ao vivo e especial com o balanço do que foi notícia durante o dia. O jornalista Alex Cavalcanti será o âncora do programa e vai mostrar toda a repercussão do resultado da votação. 

Especialistas sobre o assunto estarão no estúdio da TV Vitória para realizar uma análise da eleição no Espírito Santo e também no cenário nacional. O programa começa a ser exibido a partir das 17 horas.

Para receber os 2.653.536 de eleitores capixabas nas 58 zonas eleitorais do Espírito Santo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) irá coordenar um esquema especial para o dia 5 de outubro. Serão 6,5 mil policiais militares nas ruas, no dia da eleição. Os juízes das 58 zonas eleitorais também estarão de plantão.

Pontos moeda