Política

Fim do pedágio, abonos e aprovação de contas: polêmicas marcam última sessão na Ales

Com temas polêmicos a serem debatidos, a tensão deve tomar conta do plenário. Protestos são aguardados e o reforço no policiamento foi solicitado

Gian Cornachini/Flickr Foto: Reprodução

A temperatura deve subir nesta segunda-feira (22), segundo dia do verão, na Assembleia Legislativa. Isso porque assuntos polêmicos deverão marcar esta que deverá ser a última sessão do ano. Além das contas de 2013 do governador Renato Casagrande (PSB), estão na pauta o abono natalino dos servidores segue em tramitação, assim como o Orçamento de 2015, e o salário dos deputados para a próxima legislatura.  

A partir das 15 horas, os deputados estaduais votam um projeto de lei que prevê o cancelamento do contrato com a Rodosol. O projeto, de autoria do deputado Euclério Sampaio (PDT), entrou na pauta na última sexta-feira (19), após decisão da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-ES), que determinou o retorno do pedágio na Terceira Ponte. O projeto será votado em regime de urgência.

Com temas polêmicos a serem debatidos, a tensão deve tomar conta do plenário. Protestos são aguardados e o reforço no policiamento foi solicitado por parte do vice-presidente da Casa, Luiz Durão (PDT).  Apesar de a sessão começar somente nesta tarde, os parlamentares se reuniram já nesta manhã para discutir como se posicionarão sobre as decisões.  

Fique pode dentro das votações:

Contas

As contas referentes ao ano de 2013 do governador Renato Casagrande (PSB) serão votadas, a partir das 15 horas, e encabeça a pauta da Assembleia. Esta será a terceira vez que os parlamentares se reunirão para decidir se aprovam ou não as finanças do ano passado. Se não forem votadas nesta segunda-feira, as contas ficam para o ano que vem, quando o governador eleito Paulo Hartung (PMDB) assume o Governo do Estado.

Abonos

As indecisões que têm deixado os servidores do Governo do Estado, Ministério Público e Tribunal de Contas ansiosos, também devem ser votadas nesta segunda. Se forem aprovados, os projetos de cada poder devem ser sancionados pelo governador Renato Casagrande e os valores depositados.

Salário

Os deputados podem votar favoráveis aos aumentos dos próprios salários, de R$ 20.042,34 para R$ 25,3 mil. De acordo com a Constituição, os deputados estaduais podem receber até 75% do salário dos parlamentares do Congresso.  O reajuste não pode ser votado em sessão extraordinária.

Pedágio

A polêmica volta do pedágio também ocupa a pauta da Assembleia. O projeto para acabar com o fim da cobrança deve ser votado ainda nesta segunda. Nas redes sociais, manifestantes marcaram um protesto para pressionar pela votação. 

Pontos moeda