Política

Governo recorre contra pedágio, mas cabines começam a ser preparadas na Terceira Ponte

A volta da cobrança está prevista para acontecer no próximo domingo (28), e a empresa já trabalha para restabelecer o serviço até a data prevista

Votação acontece nesta segunda Foto: Folha Vitória

O Governo do Estado deve entrar, nesta segunda-feira (22), com recurso para pedir a reconsideração da decisão da desembargadora Eliana Munhoz, que determinou  a volta da cobrança do pedágio da Terceira Ponte.  O recuso deve ser protocolado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Estado (Arsi).

Na última sexta-feira (19), o governador Renato Casagrande (PSB) afirmou que a determinação de volta da cobrança contraria a decisão anterior do Tribunal de Justiça (TJES), que decidiu suspender o pedágio até o final da auditoria.

A volta da cobrança está prevista para acontecer no próximo domingo (28), e a empresa já trabalha para restabelecer o serviço até a data prevista.

Votação

Os deputados estaduais podem votar, nesta segunda-feira (22), o projeto que suspende o contrato assinado pelo Estado com a Rodosol, empresa que administra a Terceira ponte. Na última quinta-feira (18), uma decisão da desembargadora Eliana Munhós , do TJES, autorizou a cobrança do pedágio. 

O valor será de R$ 0,80.  Para que a votação na Assembleia ocorra, é preciso que 16 dos 30 deputados compareçam ao plenário.

A aprovação depende do voto favorável da maioria simples (metade mais um) dos parlamentares presentes. Em junho deste ano,  o Decreto Legislativo que previa a inconstitucionalidade do pedágio da Terceira Ponte foi arquivado. Na época, 16 deputados votaram pela inconstitucionalidade : Cacau Lorenzoni (PP), Da Vitória (PDT), Dari Pagung (PRP), Elcio Alvares (DEM), Freitas, (PSB), Gildevan Fernandes (PV), Glauber Coelho (PR), Jamir Malini (PTN), Janete de Sá (PMN), José Carlos Elias,  (PTB), Luiz Durão (PDT), Luzia Toledo (PMDB), Marcelo Santos (PMDB), Paulo Roberto (PMDB), Sandro Locutor (PV)
Sérgio Borges (PMDB).

A favor do projeto estavam os deputados Claudio Vereza (PT), Dr. Hércules (PMDB), Euclerio Sampaio (PDT), Genivaldo Lievore (PT), Gilsinho Lopes (PR), José Emseraldo (PR), Lucia Dornellas (PT), Marcos Mansur (PSDB), Roberto Carlos (PT), Rodrigo Coelho (PT), Solange Lube (PMDB)

Protesto

Um grupo de manifestantes criou, por meio das redes sociais, um protesto que promete reunir mais de 1.800 pessoas nesta segunda-feira para uma ação contra a volta do pedágio. Intitulado “ Se o pedágio voltar, a Grande Vitória vai parar!”, o evento está marcado para começar as 17 horas, em frente ao Tribunal de Justiça do Estado (TJ-ES). Mais dois protestos estão marcados para acontecer nos próximos dias. 

Pontos moeda