Política

Militância do PT e políticos capixabas se preparam para posse de Dilma, em Brasília

De acordo com informações do site oficial da presidente, quem comparecer à grande festa será recebido em alojamentos gratuitos com recepcionistas, seguranças, brigadistas e chuveiros

Dilma foi reeleita com 51,64% dos votos válidos Foto: Divulgação

Militantes do Partidos dos Trabalhadores (PT) no Espírito Santo e políticos capixabas já se movimentam para acompanhar a posse da presidente Dilma Rousseff, que acontece na próxima quinta-feira (1), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

De acordo com informações do site oficial da presidente, quem comparecer à grande festa será recebido em alojamentos gratuitos com recepcionistas, seguranças, brigadistas, chuveiros e banheiros químicos no pavilhão do Parque da Cidade e no ginário Nilson Nelson.  O desejo de celebrar a vitória ao lado da petista não desanima Mônica Scalopinho, 54 anos, que vai enfrentar cerca de 20 horas de viagem em caravana para acompanhar a festa.

“Essa é a minha primeira posse. Em 2010, quando o Lula transferiu a faixa, eu não pude ir. Dessa vez eu vou e com certeza vai ser um momento único”, afirmou.

Além de Mônica, outros capixabas também viajarão para Brasília. De acordo com o diretor do Sindicato dos Técnicos Industriais do Espírito Santo, Telmo Sodré, a categoria estará presente no dia 1° defendendo a bandeira da reforma do sistema político.

“Estaremos presentes na posse levantando a bandeira do plebiscito da reforma do sistema político. O nosso sindicato é base em programa da ONU. Lutamos por políticas públicas de interesse social. Queremos projeto de Estado”, declarou.  

Segundo Telmo, quatro ônibus sairão na quarta-feira (31) de Vitória. Por volta da meia noite do dia 1°, os militantes terão uma confratenização de fim de ano. 

Quem também confirmou presença na cerimônia foi a senadora Ana Rita. Segundo ela, temendo algum imprevisto, o Réveillon será celebrado na capital federal.

“Estarei na posse da Dilma. Embarco no dia 31. Não quero correr riscos. Pretendo passar a virada em Brasília. Tenho certeza que será uma grande festa no dia 1°. Muitos militantes de diversos estados já confirmaram presença”, disse.

Com base nas informações do site oficial do PT, Na cerimônia de posse, Dilma sairá em carro aberto da Catedral Metropolitana de Brasília em direção ao Congresso Nacional, onde será recebida pelos presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). No Parlamento, ela fará o juramento e discursará.

Em seguida, do lado de fora do prédio, será saudada com 21 tiros de canhão e passará em revista a tropa formada em sua homenagem. Do Congresso, ela irá para o Palácio do Planalto e, já com a faixa presidencial, fará um discurso no parlatório. 

Pontos moeda