Política

Prefeito diz que polêmica sobre qualificação de turista acabou divulgando Guarapari nacionalmente

"O mundo cibernético, por assim dizer, fez uma exposição intensa de Guarapari para o resto do Brasil e também para o mundo. Guarapari é uma cidade linda", diz prefeito

Orly diz que foi mal interpretado quando disse que preferia turistas ricos na cidade Foto: Divulgação/Prefeitura

A má interpretação de uma entrevista, a internet e a criatividade dos críticos geraram uma nova forma de divulgar o turismo da cidade que é internacionalmente conhecida como a “Cidade Saúde”. Pelo menos essa é a avaliação do prefeito de Guarapari, Orly Gomes (DEM). Ele acredita que depois de tanta polêmica sobre uma frase que teria dito sobre os turistas que ele preferiria na cidade, o ponto positivo foi a curiosidade que despertou nos visitantes. Para evitar novas polêmicas, o prefeito assinalou que a intenção dele nunca foi dividir a cidade em ricos e pobres. O chefe do Executivo municipal acredita que a repercussão negativa recaiu apenas sobre ele, pessoalmente. Ele acredita que a cidade saiu ilesa da situação.

Folha Vitória: Como o senhor viu essa polêmica toda em relação às declarações sobre a qualificação do turista na cidade?
Orly Gomes: Se for analisar, pessoalmente, foi muito negativo. Mas para a cidade foi bem positivo. O mundo cibernético, por assim dizer, fez uma exposição intensa de Guarapari para o resto do Brasil e também para o mundo. Guarapari é uma cidade linda, maravilhosa e possui um povo acolhedor. Esse furacão todo acabou ajudando a promover Guarapari. A internet acabou divulgando. Despertou um outro olhar. Muito mais positivo do que negativo. 

FV: Houve essa afirmação sobre o turista ideal?
OG: O que houve foi uma má interpretação. O que eu gostaria? Eu gostaria de ter 100 mil pessoas na cidade. Eu gostaria de ganhar na Mega-Sena. Gostaria de ter um apartamento em Mônaco, um em Ipanema, um em Miami. Mas na verdade, nosso povo tem que ser respeitado. Quero turistas que respeitem as leis da cidade. Quanto mais se organiza o ordenamento, melhor se atende a população.

FV: Mas a cidade está sofrendo com o desabastecimento?
OG: Esta é uma questão em que o município tenta solucionar, mas a Cesan nos dava garantia de que iria atender a população, que cresce nesse período. Mas ocorreram alguns fatos que não se esperava. Aguardava-se a chuva e ela não aconteceu. E nem nos próximos 10 dias existe previsão de chuva. Os mananciais enfrentam dificuldade. A Cesan está promovendo reuniões com as pessoas, nos hotéis para promover a conscientização. É preciso economizar. Sabemos que com esse calor as pessoas tomam de três a quatro banhos por dia, mas é preciso ter consciência no gasto.

FV: E houve uma aumento na população?
OG: Temos movimentos sazonais normalmente. Mas este ano tivemos uma superpopulação de até 10 dias. Normalmente, em outros anos, tínhamos uma superpopulação que ficava entre três e quatro dias, mas os feriados com as festas de fim de ano juntaram dois finais de semana, entre os dias 25 de dezembro e 4 de janeiro. Foi muito acima do que se esperava. Uma população de mais de 400 mil pessoas. Acredito que a Cesan não esperava. E a empresa deverá realizar campanhas para conscientizar.

FV: A Prefeitura desenvolveu o projeto Praia Limpa. Como está funcionando?
OG: Contratamos mais 165 pessoas e mais equipamentos que trabalham diretamente nas areias das praias. O resultado disto é que no dia 1º de janeiro enviamos para o nosso aterro sanitário 195 toneladas. Normalmente, durante o ano, enviamos 60 toneladas de lixo por dia para o aterro sanitário.

FV: Quais projetos têm chamado a atenção dos turistas?
OG: Temos uma arena instalada na areia da Praia do Morro e lá acontecem várias atividades de várias modalidades. Aproveitamos o mesmo espaço para promover os artistas locais nos sábados, domingos e segundas-feiras. Entre os eventos esportivos, temos futevôlei e xadrez para atrair os turistas.

FV: O que foi feito na área da segurança?
OG: Tivemos o apoio do Governo do Estado. E o efetivo está acima do tivemos em outros anos. A Polícia Militar está com um efetivo de 250 policiais a mais. Instalamos um Centro de Atendimento ao Turista e lá contamos com uma companhia da PM.

FV: Como é a capacitação das pessoas ligadas ao turismo durante o ano?
OG: O turismo em Guarapari ainda é primário. Durante o ano, as pessoas vão trabalhar em outro área, se deslocam para outros setores. Nossa grande demanda é sazonal. Infelizmente, durante o ano, as pessoas não se interessam.

FV: Mas Guarapari também possui outro atrativo, que é Buenos Aires, uma localidade que possui outro clima. Como é o turismo nessa região?
OG: Ainda precisamos desenvolver mais ações para essa região, que realmente é muito bonita e com um clima bem ameno, mas com uma estrutura ainda precária para receber turistas. Mas alguns invesdidores estão se despertando para começar a investir nessa região.

Pontos moeda