Política

Defesa de Cerveró aponta ‘negligência’ de conselho

O ex-diretor da área internacional da Petrobrás foi levado ao centro do debate da Petrobrás quando a presidente disse ao Estado, em março de 2014

Redação Folha Vitória
Cerveró é ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Foto: Divulgação

- O ex-diretor da área de Internacional da Petrobrás Nestor Cerveró vai apontar "negligência, violação do dever de diligência e precipitação desnecessária" do Conselho de Administração da estatal na compra da Refinaria de Pasadena - que gerou um prejuízo de US$ 792 milhões à petrolífera, segundo o Tribunal de Contas da União. A presidente Dilma Rousseff presidia o conselho na época da compra, iniciada em 2006.

A defesa de Cerveró entregou à Justiça Federal, nos autos da Lava Jato, um parecer jurídico particular contratado por ele no ano passado. O documento, feito com base em informações do contratante a respeito do negócio, atribui culpa ao Conselho de Administração, que além de Dilma era integrado pelo ex-presidente da estatal José Sergio Gabrielli e pelo ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci.

Cerveró foi levado ao centro do debate da Petrobrás quando a presidente disse ao Estado, em março de 2014, que só aprovou a compra de Pasadena porque recebeu "informações incompletas" de um parecer "técnica e juridicamente falho". O relatório foi elaborado pela Diretoria Internacional, na época chefiada por Cerveró.

O ex-diretor, que foi preso na madrugada da terça-feira passada, deverá prestar depoimento sobre a refinaria na próxima semana. No parecer contratado, seus advogados sustentam que ele não pode ser responsabilizado individualmente pela decisão de compra de Pasadena e eventuais ilegalidades. "Fica claro que o Conselho de Administração não observou as normas internas, imperativas, da Petrobrás que regiam tais tipos de aquisições, o que demonstra uma violação do dever de diligência."

O parecer fala ainda em "grave falha" do Conselho de Administração e cita a aprovação de compra "com base apenas no Resumo Executivo, como uma desconformidade com as regras internas da Petrobrás". (Fausto Macedo e Ricardo Brandt, enviado especial a Curitiba) As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda