Política

Curso intensivo para novos deputados sobre regras da Assembleia Legislativa do Estado

O seminário teve como objetivo esclarecer o funcionamento da Casa de Leis aos novos parlamentares e também ao corpo de servidores que trabalharão nos gabinetes

Deputados novatos e futuros servidores participam de seminário na Ales Foto: ​Divulgação/Ales

Não basta ser eleito, tem que participar de palestras também. Os deputados que debutam na Assembleia Legislativa (Ales) participaram de palestras nesta quarta-feira (21) e voltam a se encontrar nesta quinta-feira (22), a partir de 9 horas. As palestras também tiveram como público-alvo os futuros servidores que atenderão aos novos parlamentares.

O seminário teve como objetivo esclarecer o funcionamento da Casa de Leis aos novos parlamentares e também ao corpo de servidores que trabalharão nos gabinetes.

Para o deputado Sérgio Majeski (PSDB), o evento foi esclarecedor e muito produtivo.

“O material é rico em informações sobre o funcionamento da Casa. Foi apresentado o Regimento Interno, como é a formação de comissões, como tramitam os projetos. Em minha opinião foi bastante produtivo”, elogiou o tucano.

Para o futuro chefe de gabinete do deputado eleito Amaro Neto, campeão de votos em 2014, Jeferson Gonçalves Ferreira, essa é a oportunidade que todos têm de saber como funciona a Casa.

“Eu e outro assessor viemos de Minas Gerais e o funcionamento da Assembleia é bem diferente. O material é rico. Cada casa tem seu próprio regimento e é importante saber como funciona. É interessante para que possamos desenvolver um bom trabalho”, destacou o futuro servidor.

A palestra desta quarta-feira foi com o secretário-geral da Mesa Diretora, Carlos Eduardo Casa Grande, que é o servidor que auxilia os parlamentares na hora das sessões legislativas.

Programação:

9h – Palestra: “Comunicação e Publicidade Oficial na Ales”, com o secretário de Comunicação Social da Ales, Marcelo Bózio Monteiro
10h30 – Palestra: “Principais aspectos administrativos da Ales”, com o diretor geral da Ales, Paulo Marcos Lemos
14h – Palestra: “Prerrogativas  dos deputados e mecanismos de Controle Parlamentar da Administração Pública”, com o procurador da Ales, José Arimathea Campos Gomes

Pontos moeda