Política

Governador mais bem pago do País, Richa abre mão de salário em janeiro

Redação Folha Vitória

Curitiba - Uma semana depois de ter seu salário divulgado, o governador do Paraná Beto Richa (PSDB) abriu mão de sua remuneração no mês de janeiro. Ele é o governador mais bem pago do País e recebe R$ 33,7 mil.

A medida foi tomada por meio de uma resolução editada na quinta-feira, 29, no Diário Oficial do Estado e estende a medida à vice-governadora, Cida Borghetti, aos secretários de Estado e os secretários especiais.

O governador justificou a medida como um exemplo para as medidas de austeridade que deverão ser implantadas dentro do programa de ajuste fiscal do Estado. "É uma contribuição da nossa equipe para o ajuste das contas do governo. Este ano de 2015 será muito difícil para o País", afirmou Richa.

O governador do Paraná tem salário igual ao do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A legislação fixa a remuneração para o cargo de vice-governador e secretários de Estado em 95% e 70%, respectivamente, do valor recebido pelo chefe do Executivo.

Entre os secretários atingidos pela medida estão a esposa do governador, Fernanda Richa, secretária da Família, e o irmão, Pepe Richa, secretário de Infraestrutura e Logística. No Paraná, o governador anunciou no começo de seu segundo mandato um reajuste nos impostos, na alíquota de ICMS da gasolina e também das taxas de serviços de energia.

Os governadores da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), e do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB) já vetaram o aumento dos próprios salários.

Pontos moeda