Política

Hartung prega retomada do crescimento do Estado ao ser empossado na Assembleia

Durante o discurso de posse, o governador Paulo Hartung salientou a importância de oferecer igualdade de oportunidades ao povo do Espírito Santo

Hartung foi empossado na Assembleia antes de receber a faixa governamental no Palácio. Foto: Divulgação

A posse do governador Paulo Hartung (PMDB) foi bastante concorrida e o plenário da Assembleia Legislativa esteve repleto de autoridades para acompanhar a assinatura do Termo de Posse nesta quinta-feira (1º). Durante o discurso de posse salientou a importância de oferecer igualdade de oportunidades aos capixabas. Clique aqui e confira o pronunciamento completo do peemedebista

Após ser recebido com um abraço emocionado do presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), o governador destacou a importância de pautar o governo com conceitos e pilares sólidos voltados para o desenvolvimento. “As instituições públicas pertencem aos cidadãos. Vamos trabalhar com a prosperidade compartilhada com igualdade de oportunidades”.

Embora fosse um discurso de posse e em clima de alegria, o governador Paulo Hartung apontou a necessidade de retomar o crescimento no Estado.

“Nos últimos anos, o Estado perdeu rumo e ritmo de crescimento. Assim, precisa retomar o equilíbrio fiscal, a capacidade de investimento com recursos próprios e avançar na direção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e sustentavelmente desenvolvida. Mas, aos desarranjos dos últimos anos, se adicionam os desafios do nosso tempo, em termos nacionais e globais, criando-se um cenário complexo e exigente de muito trabalho e dedicação  de todos, especialmente de nós, lideranças político-institucionais”.

Hartung norteou seu discurso com citações filosóficas e sociológicas. E destacou a importância de se fazer política de uma forma que não satisfaça apenas pequenos grupos. Ao contrário, o governador assinalou a importância de mostrar que a democracia deve ser um bem comum.

“Falando de uma ética político-democrática e republicana, o notável jurista Fábio Konder Comparato define três objetivos do processo de permanente otimização da vida em sociedade: O crescimento econômico sustentável; a equalização das condições básicas de vida para todos; e a participação efetiva do povo nas grandes decisões políticas”.

O governador elencou quatro pilares essenciais para atingir seus objetivos. "Primeiro: o respeito integral aos direitos humanos. Segundo: a abolição de todo e qualquer privilégio, pessoal ou corporativo. Terceiro: o impedimento à apropriação ou ao controle particular de bens ou serviços que, pela sua natureza, são comuns a todos os integrantes do corpo social. E quarto: a publicidade integral dos atos oficiais”.

Pontos moeda