Política

Prefeitos querem retomada de obras paradas na área da saúde no Espírito Santo

"Não existe qualquer programa que contemple a saúde mental. Mas, durante a reunião foi falado também sobre a construção dos Centros Regionais de Especialidades", contou Dalton Perim

Prefeitos e secretários de saúde dos municípios estiveram na Sesa com suas reivindicações Foto: Divulgação/Governo

Em reunião com o secretário estadual da Saúde interino, Anselmo Tozi, realizada nesta quinta-feira (22) no auditório da Sesa, em Bento Ferreira, prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais da Saúde representando 30 municípios levaram suas principais reivindicações. Entre elas, estava a retomada de obras inacabadas, construção de Centros Regionais de Especialidades.

Mas os pedidos foram variados. Segundo o presidente da Associação de Municípios do Espírito Santo, o prefeito de Venda Nova do Imigrante, Dalton Perim (PMDB), a solicitação de dar mais atenção aos problemas de saúde mental que os municípios enfrentam também foi bastante comentado.

“Não existe qualquer programa que contemple a saúde mental. Mas, durante a reunião foi falado também sobre a construção dos Centros Regionais de Especialidades, o que deixaria de sobrecarregar os hospitais da Grande Vitória e diminuiria o risco com viagens transportando pacientes de vários municípios. Também falamos sobre as vagas em hospitais públicos”, salientou Perim.

O presidente da Amunes contou ainda que os presentes receberam uma aula de gestão.

“O secretário explicou que o problema que tivemos está diretamente relacionado com o planejamento. Esse tipo de gestão que era praticada não dá resultado. Tudo fica muito solto. E a questão orçamentária muito nos preocupa também. Teremos R$ 2,1 bilhões em 2015 para atender a saúde”, lembrou Dalton Perim.

O futuro secretário Ricardo de Oliveira também participou do encontro que teve cerca de duas horas de duração. Na ocasião, cada prefeito teve a oportunidade de falar um pouco sobre os problemas que afligem diretamente sua região. 

Pontos moeda