Política

513 deputados tomam posse na Câmara; 198 são novatos na Casa

Redação Folha Vitória

Brasília - Os 513 deputados que o País escolheu nas eleições de outubro acabam de tomar posse na Câmara, para o próximo mandato de quatro anos. A cerimônia foi presidida pelo deputado Miro Teixeira (Pros-RJ), que é o mais idoso entre os deputados com maior número de mandatos.

Familiares lotam o plenário da Câmara e o salão verde. Dos 513 deputados, 289 foram reeleitos para mais um mandato, 26 já tiveram mandato em algum momento e 198 são novatos na Casa.

Pelo cronograma, os deputados têm até as 13h30 para registrarem a formação de blocos parlamentares. Uma hora depois, será feita a primeira reunião de líderes, para definir quais partidos ou blocos vão ocupar cargos na mesa diretora da Câmara.

A mesa é formada pela presidência da Câmara, duas vice-presidências, quatro secretarias e suplências. O mandato para cada um desses cargos é de dois anos.

A eleição para presidente será às 18h00. A disputa está polarizada entre os deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Arlindo Chinaglia (PT-SP). Ontem, ambos trocaram acusações sobre supostas negociações para fazer um "rodízio" na disputa pelo comando da Casa.

Pontos moeda